ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Em 2 meses, MS precisou reativar 59 leitos de UTI para pacientes covid-19

Governo tem previsão de instalar mais 60 leitos para atender casos graves

Tainá Jara | 04/01/2021 11:02
Leito de UTI Covid-19 tiveram de ser abertos no Hospital do Pênfico (Foto: Divulgação/SES)
Leito de UTI Covid-19 tiveram de ser abertos no Hospital do Pênfico (Foto: Divulgação/SES)

Ritmo acelerado no aumento de casos graves de covid-19 pode ser medido pela ativação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), em Mato Grosso do Sul.  Mapa Hospitalar publicado na edição desta segunda-feira, do Diário Oficial do Estado, aponta que em dois meses, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) precisou reativar 59 leitos públicos para atender os casos graves da doença.

O número de leitos de UTI covid passou de 215 leitos, em 05 de novembro, para 274 leitos, conforme os números divulgados hoje. Aumento de quase 30%.

Neste período, também foi necessário incremento de mais um leito clínico pediátrico, passando de 113 para 114, e mais 3 de UTI pediátrica, passando de 9 para 12.

Reduziu, no entanto, a quantidade de leitos clínicos destinados para o combate a covid-19. Foi 36 a menos, nos últimos dois meses, passando de 673 para 637.

Em Campo Grande, o número de leito para pacientes graves saltou de 64 para 95, ou seja, um aumento de 50%. Foi necessário abrir mais 19 vagas no Hospital Regional, referência no tratamento da covid-19, cinco no El Kadri e cinco na Clínica Campo Grande. No Hospital do Câncer Alfredo Abraão foram desativados oito leitos.

 Também houve aumento no número de vagas clínicas destinadas para tratar casos de covid-19, na Capital. Em dois meses, o número saltou de 109 para 124.

De acordo com a SES (Secretaria de Estado de Saúde), a manutenção, abertura e desativação de leitos é decisão dos municípios.

Com o início da pandemia de COVID-19, ocorreu a abertura de 369 leitos de UTI covid-19 nos hospitais do Estado. Esses leitos eram custeados pelo Ministério da Saúde. Em outubro, o Ministério da Saúde não renovou a habilitação dos leitos com os municípios.

Quando ocorreu o aumento do número de casos, em janeiro, “a Secretaria de Estado de Saúde não mediu esforços para que os leitos fossem reativados e habilitados novamente, intermediando o diálogo entre os municípios e o Ministério da Saúde”.

Até esta segunda-feira, o Estado registrava 2.398 mortes por covid-19 e mais de 136 mil casos confirmados.

Ampliação – Há previsão de ampliação de 60 leitos de adultos de UTI para atender casos graves de covid-19, no Estado.

Na Capital, a previsão é de ativar 25, sendo dez no Hospital do Pênfico, cinco no Proncor e dez na Clínica Campo Grande. No interior, a abertura deve ocorrer em Costa Rica (5), Dourados (20) e Três Lagoas (10).

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

No caso de leitos clínicos, a previsão é de abrir 69 conforme a necessidade, sendo 51 na Capital.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Conforme a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), o número trata-se da atualização parcial da quantidade de leitos disponibilizados no município que estão habilitados. "São leitos que já estão em funcionamento".

Conforme censo hospitalar da data de ontem (03) a taxa de ocupação de UTI global de Campo Grande é de 82%. Dos 280 leitos disponíveis ao SUS, 230 estavam ocupados e 50 vagos.


Nos siga no Google Notícias