ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Estado lança sistema para organizar dados de migrantes

Objetivo é oferecer atendimento com mais qualidade para pessoas que escolheram MS para uma nova vida

Ana Oshiro | 21/10/2021 09:52
Migrantes que chegarem à MS terão dados inserido em sistema específico (Foto: Divulgação/Governo MS)
Migrantes que chegarem à MS terão dados inserido em sistema específico (Foto: Divulgação/Governo MS)

Para oferecer mais qualidade nos atendimentos e propor melhores políticas públicas para quem chegar ao estado vindo de outro país, o governo de Mato Grosso do Sul lançou o Sistema CADMI/MS (Cadastro de Atendimento dos Migrantes em Mato Grosso do Sul).

O sistema começou a funcionar nesta quarta-feira (20) e a intenção é facilitar e organizar os dados sobre os migrantes que chegam ao Estado, tendo informações mais precisas sobre nacionalidade, escolaridade, regularização, e de onde as pessoas estão vindo, além de suas atividades em MS.

Entre janeiro e setembro deste ano foram realizados mais de 735 atendimentos a migrantes pela Sedhast (Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho), sendo a maior parte da Venezuela, seguido por Haiti, assim como pessoas do continente Africano e Oriente Médio.

 A superintendente da Política de Direitos Humanos, Ana Lúcia Américo, destacou que os dados cadastrados vão subsidiar os programas e ações do governo para os migrantes. “É importante ter estas informações organizadas em relação a de que países eles vieram, de onde estão chegando, profissão e escolaridade, também faremos parceria com a Sejusp, para haver uma troca de informações”.

O Governo do Estado já atende esse público por meio do Centro de Atendimento em Direitos Humanos, que disponibiliza aos migrantes e refugiados para orientação sobre empregos, documentação e até ajuda na busca por alojamentos, caso não tenham local onde dormir.

Localizado na Rua Marechal Cândido Mariano, 713, em Campo Grande, a unidade funciona na Coordenadoria de Apoio aos Órgãos, vinculado a Sedhast, e está aberto desde 2016, com o objetivo de ajudar e apoiar este público, para que tenham acesso a serviços essenciais no Estado.

Nos siga no Google Notícias