ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Festa de casamento deve voltar com dança permitida só para noivos

Prefeito diz que libera eventos se a taxa de ocupação de leitos de UTI estiver em 70% no dia 15

Paula Maciulevicius Brasil | 10/09/2020 12:27
Pista de dança deve ser liberada apenas para os noivos, conforme fala do prefeito. (Foto: Douglas Gama)
Pista de dança deve ser liberada apenas para os noivos, conforme fala do prefeito. (Foto: Douglas Gama)

Se no dia 15 de setembro, terça-feira da semana que vem, a taxa de ocupação de leitos de UTI for menor que 70%, a prefeitura de Campo Grande deve autorizar a liberação de festas em buffets, segundo informou o prefeito Marquinhos Trad (PSD). A proposta é de liberar eventos , mas com critérios, o principal deles quanto à lotação de 30% da capacidade máxima dos espaços.

O boletim de hoje da Secretaria Estadual de Saúde, já trouxe o índice de 69% de ocupação dos leitos de tratamento intensivo.

A ideia é que os casamentos, por exemplo, sejam permitidos apenas com a participação de membros da família dos noivos e sem pista de dança aberta. "Só o casal poderá dançar", explica o prefeito. Segundo ele, o serviço de buffet também terá mudanças: em vez dos convidados se servirem, os pratos já virão da cozinha prontos, serviço conhecido como à francesa ou à inglesa.

"Estamos monitorando semanalmente os números de contaminação e mediante estes laudos técnicos, estamos definindo os próximos passos de flexibilização", disse Marquinhos ao Campo Grande News.

O prefeito enxerga queda no percentual de ocupação dos leitos para pacientes graves, citando inclusive que de 80,% foi para 78%, 75% e 74%. "Isso comprova que está caindo", frisou. No último boletim divulgado, o percentual já chegou a 69% na Capital.

No entanto, Marquinhos ressalta que se os índices de contaminação e internações voltarem a subir, fecha tudo de novo.

"Temos que começar a devolver a vida para as pessoas, mas com cautela", avalia.

Preparativos - Supervisora de eventos, Diane Zazoni explica que dentro do plano de biossegurança entregue à prefeitura além da capacidade, o setor de eventos já previa o mapeamento dos locais com distanciamento. "A gente sabe quem são as pessoas que vem para um evento, porque elas compram ingressos ou são convidadas. Então podemos colocar para sentar cinco pessoas da mesma família em uma mesa que já se relacionam entre si", exemplifica.

A pista de dança já era apontado como o ponto de maior rigidez para não haver contaminação.

"Não vai ser permitida como era antigamente, neste novo normal, a pista de dança, mas tudo depende do decreto", pontua.

Semanalmente, a prefeitura avalia as medidas contra o contágio pelo novo coronavírus junto com representantes do empresariado, do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) e da Defensoria Pública, como parte do acordo firmado com a Justiça, depois que ação foi movida pedindo a decretação de lockdown na cidade. Os encontros costumam ocorrer às segundas-feiras.

Nos siga no Google Notícias