ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 17º

Cidades

Força-tarefa trabalha para que doses contra covid cheguem ao interior ainda hoje

Veículos que farão as rotas de distribuição já começaram a ser abastecidos para que saiam ainda pela manhã rumo aos 79 municípios

Anahi Zurutuza e Bruna Marques | 26/02/2021 07:49
Policial militar guarda caixas térmicas com doses em ônibus que vai sair para o interior (Foto: Henrique Kawaminami)
Policial militar guarda caixas térmicas com doses em ônibus que vai sair para o interior (Foto: Henrique Kawaminami)

Os veículos que vão sair do pátio da Ceve (Coordenação Estadual de Vigilância Epidemiológica), em Campo Grande, para entregar a vacinas contra a covid-19, já começaram a ser abastecidos. A previsão é que as 35,7 mil doses cheguem a todas 79 cidades do Estado até o fim da tarde dessa sexta-feira (26).

A força-tarefa para a distribuição começou a trabalhar às 5h na abertura das caixas enviadas pelo Ministério da Saúde com 13,2 mil doses da Coronavac e 22,5 mil da Astrazeneca. As equipes abrem as caixas térmicas, fazem a conferência, separam a quantidade que será enviada a cada município redistribuem as ampolas, embalam novamente e carregam os carros.

“Já estão sendo embarcadas [as doses]. As rotas são divididas entre o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil e carros da Coordenadoria Estadual de Vigilância. Todos saem escoltados por policiais militares e civis. Na primeira etapa, 120 pessoas foram empenhadas na distribuição. Já estamos na 5ª etapa e número é similar”, afirma Tatiane Inoue, coronel do Corpo de Bombeiros que está na coordenação dos trabalhos.

Ela acrescenta que até 9h30 de hoje, o carregamento de todos os veículos usados no transporte das vacinas – caminhões, micro-ônibus e viaturas – deve ser concluído.


Mutirão - As prefeituras estão planejamento "Dia D" de vacinação neste sábado, mas acelerar a conclusão da vacinação de idosos com 80 anos, mais profissionais de saúde e indígenas. O presidente do Cosems-MS (Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul), Rogério Leite, não informou quantos, mas afirma que "a maioria dos municípios do Estado irá realizar o dia D no sábado, e continuará a logística pactuada no Programa Nacional de Imunização".

Nos siga no Google Notícias