Golpe usa falsos concursos do Ibama para enganar candidatos nas redes sociais
Autarquia alerta que inscrições e processos seletivos são divulgados apenas em canais oficiais
Criminosos têm utilizado falsos processos seletivos e concursos do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para aplicar golpes. Para evitar que novas vítimas sejam feitas, o órgão federal emitiu um alerta à população.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) emitiu um alerta sobre golpes envolvendo falsos concursos públicos e processos seletivos. Criminosos utilizam sites fraudulentos e redes sociais para divulgar links maliciosos que visam roubar dados pessoais e dinheiro dos cidadãos. O órgão federal ressalta que informações oficiais sobre concursos são divulgadas exclusivamente em seu site oficial e perfis verificados nas redes sociais. O Ibama recomenda que vítimas de golpes virtuais registrem denúncia junto à Polícia Civil de seu estado.
Segundo o Instituto, os golpistas divulgam, principalmente nas redes sociais, sites fraudulentos com informações falsas. Nessas páginas, são oferecidos links para supostas inscrições, emissão de boletos e outros procedimentos. De acordo com o Ibama, essas áreas “servem para subtrair informações pessoais dos cidadãos ou para o pagamento de valores que vão para os golpistas”.
No comunicado, a autarquia reforça que informações sobre concursos públicos ou processos seletivos são divulgadas exclusivamente no site oficial do Ibama, por meio de notas ou na página permanente dedicada a concursos.
“Na maioria dos casos, a divulgação do processo é replicada nos perfis oficiais da autarquia nas redes sociais. Desconfie de links divulgados por meios não oficiais e cheque as informações no site do Ibama”, orienta o órgão.
O alerta também vale para supostos pedidos de recadastramento, atualização ou prestação de informações feitos em sites não oficiais. “Caso você tenha sido vítima de golpe virtual, denuncie à Polícia Civil do seu estado”, finaliza a nota.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


