ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, DOMINGO  05    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Governo lança pavimentação que vai tirar quilombolas do isolamento

O Estado vai investir R$ 19 milhões para asfaltar trecho de 11,5 quilômetros

Jhefferson Gamarra e Liana Feitosa | 22/02/2022 17:03
Moradores da comunidade de Furnas do Dionísio ao lado do governador, durante lançamento das obras (Foto: Kísie Ainoã)
Moradores da comunidade de Furnas do Dionísio ao lado do governador, durante lançamento das obras (Foto: Kísie Ainoã)

O dia foi de entusiasmo para moradores da Comunidade Furnas do Dionísio, no município de Jaraguari, a 47 quilômetros de Campo Grande. O Estado deu oficialmente o último passo para pavimentação asfáltica no trecho de quase 11,5 quilômetros da MS-010. O início da obra foi anunciado nesta terça-feira (22) pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e pelo secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel, em Rochedinho, de onde partirá o asfalto até Jaraguari.

Tataraneto do fundador da comunidade agraceu a pavimentação da rodovia (Foto: Kísie Ainoã)
Tataraneto do fundador da comunidade agraceu a pavimentação da rodovia (Foto: Kísie Ainoã)

Osvair Barbosa da Silva, um dos moradores mais antigos e tataraneto de Dionísio Antônio Vieira, fundador do quilombo, comemorou o inicio das obras. “Aquele sonho fincado em estacas há mais de 40 anos e alimentado pelo nosso povo finalmente virou realidade, nós só temos que agradecer. Essa obra vai contribuir com nossa comunidade, para nosso desenvolvimento e crescimento do nosso povo”, ressaltou.

Em seu discurso, o governador Reinaldo Azambuja, sintetizou o olhar municipalista alcançado em sua gestão, levando obras de infraestrutura e desenvolvimento aos 79 municípios de Mato Grosso do Sul.

“Nós temos uma visão de desenvolvimento que, para o estado crescer, os municípios têm que crescer junto, e não só os grandes municípios, mas principalmente os pequenos. Quando você dá condições ao pequeno [município], ele se desenvolve com muita rapidez. Quando você investe no pequeno, você dobra as oportunidades para a população local”, ressaltou Azambuja.

Governador Reinaldo Azambuja e secretário Eduardo Ridel assinando o termo para inicio das obras (Foto: Kísie Ainoã)
Governador Reinaldo Azambuja e secretário Eduardo Ridel assinando o termo para inicio das obras (Foto: Kísie Ainoã)

O governador completou ainda ressaltando a importância da obra para desenvolvimento da região. “Sabemos que a luta do senhor  Dionísio é uma luta de todos dessa comunidade, e a gente vê com felicidade o desenvolvimento dessa região, região essa que é muito importante. Aqui tem pecuária, tem agricultura e tem turismo. Esse investimento vai beneficiar todos esses trabalhadores, de todas essas áreas, e atrair ainda mais turistas”, frisou.

De acordo com o secretário de obras, Eduardo Riedel, a pavimentação era um sonho antigo da pequena comunidade que literalmente será concretizado, com previsão de expansão futura. “O governador nunca olhou a quantidade de pessoas em um a comunidade para tomar uma decisão de investimento. Esse é um pedido antigo e a gente ouviu, portanto hoje é um dia muito simbólico, porque dessa maneira vamos construindo oportunidades iguais. Espero que essa obra seja rápida e de qualidade para que futuramente possamos fazer esse asfalto chegar até Bonfim”, destacou.

“Somos uma cidade pequena, de 7.300 habitantes, e sempre pensamos: quem vai olhar por nós? Hoje vemos esse investimento e vemos como algo que vai trazer grande desenvolvimento para nossa população, várias comunidades vão se beneficiar. O sentimento é de gratidão”, agradeceu o prefeito de Jaraguari, Edson Nogueira.

A empresa contratada para a execução da obra, orçada inicialmente em R$ 19 milhões, deve começara os trabalhos ainda nesta semana e terá prazo de 365 dias para conclusão.

Empresa responsável deve inciar as obras ainda nesta semana (Foto: Kísie Ainoã)
Empresa responsável deve inciar as obras ainda nesta semana (Foto: Kísie Ainoã)

Nos siga no Google Notícias