ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  30    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Governo lança plataforma digital que integra qualificação e vagas de emprego

Segundo o governador Eduardo Riedel, a plataforma busca reduzir déficit de mão de obra qualificada no Estado

Por Mylena Fraiha e Fernanda Palheta | 30/04/2025 10:30
Governo lança plataforma digital que integra qualificação e vagas de emprego
Governador, Eduardo Riedel (PSDB), assina lançamento da plataforma MS Qualifica Digital, durante evento oficial (Foto: Henrique Kawaminami).

O governo estadual lançou na manhã desta quarta-feira (30) a plataforma MS Qualifica Digital, sistema que une capacitação profissional e empregabilidade em um só ambiente. A ferramenta, gratuita e digital, foi desenvolvida para atender tanto trabalhadores quanto empregadores de Mato Grosso do Sul.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Governo de MS lança plataforma digital para conectar trabalhadores e empregadores. O MS Qualifica Digital une capacitação e empregabilidade, permitindo que trabalhadores busquem vagas e cursos, enquanto empresas publicam oportunidades e gerenciam seleções. A ferramenta visa solucionar a falta de mão de obra qualificada no estado. A plataforma cruza dados de currículos e vagas, indicando compatibilidade e direcionando para qualificações. Integrada à Funtrab, a iniciativa busca aprimorar as políticas de inclusão pelo trabalho, conectando-as ao desenvolvimento econômico. Cursos gratuitos de instituições parceiras como Fecomércio e Senai estarão disponíveis. O acesso é feito pelo site msqualifica.ms.gov.br ou aplicativo MS Digital.

Estudantes, estagiários, jovens aprendizes e profissionais em busca de qualificação ou emprego podem cadastrar currículos, visualizar vagas por geolocalização e conferir a compatibilidade com cada oportunidade. Também é possível acompanhar processos seletivos, candidatar-se e acessar cursos gratuitos.

Já as empresas podem publicar vagas, buscar candidatos com perfis compatíveis, gerenciar processos seletivos e integrar automaticamente suas oportunidades à Funtrab (Fundação do Trabalho). Também é possível cadastrar colaboradores para gerenciar vagas de uma mesma empresa.

Durante o evento de lançamento, o secretário-executivo de Qualificação Profissional e Trabalho, Esaú Aguiar, destacou que a criação da plataforma é resultado direto da necessidade de promover uma política pública eficiente, baseada em dados integrados e confiáveis.

Segundo ele, para que haja troca de informações entre diferentes áreas do governo, é essencial que os dados estejam sob controle institucional. A ferramenta permite cruzar informações do CadÚnico (Cadastro Único) e do programa estadual Mais Social, promovendo uma atuação mais eficaz e transversal nas políticas de empregabilidade.

“Todos os dados inseridos aqui são dados do governo, e isso trouxe uma grande facilidade para que possam trafegar entre as secretarias. Sem esse compartilhamento estruturado, não teríamos capacidade de desenvolver política pública apenas com dados agregados. Precisamos conhecer nossa realidade regional”, afirmou Esaú.

Esaú também explicou que a plataforma se sustenta em dois pilares centrais: empregabilidade e qualificação profissional. “Empregabilidade, na verdade, é transformar o capital humano para que ele tenha mobilidade dentro do mercado de trabalho, consiga migrar e evoluir conforme as necessidades do setor. E a qualificação profissional entra como uma das engrenagens fundamentais nessa equação”, completou.

Governo lança plataforma digital que integra qualificação e vagas de emprego
Jaime Verruck aponta que o maior desafio do Estado é a falta de mão de obra qualificada (Foto: Henrique Kawaminami).

O titular da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck, reforçou que o maior desafio do Estado é a falta de mão de obra qualificada. “Temos pessoas disponíveis para trabalhar, mas que não conseguem se enquadrar nas vagas disponíveis, ou por falta de qualificação ou de perfil”, afirmou.

Isso também foi ressaltado pelo governador Eduardo Riedel (PSDB), que mencionou que, ao longo de dois anos de governo, percebeu uma grande oferta de vagas de trabalho, mas dificuldade em preenchê-las. “São números enormes, expressivos, porque há uma demanda muito grande. E, muitas vezes, a empresa não conseguia acessar essa formação. O que o time do governo tem feito, a partir de um ambiente em que o crescimento é a mola propulsora dessa demanda, é usar a tecnologia — algo em que eu sempre insisti.”

Dados apresentados durante o evento mostram que Mato Grosso do Sul tem uma população estimada em 2,8 milhões de pessoas, das quais 65,3% integram a força de trabalho. Desse total, 96,3% estão ocupadas e 3,7% encontram-se desocupadas - ou seja, que parte da chamada força de trabalho potencial, formada por pessoas que não estão procurando emprego, mas estariam disponíveis para trabalhar.

Governo lança plataforma digital que integra qualificação e vagas de emprego
Riedel diz que a plataforma MS Qualifica Digital representa um avanço essencial para que MS mantenha-se em um cenário de pleno emprego (Foto: Henrique Kawaminami).

Para o governador, a plataforma MS Qualifica Digital representa um avanço essencial para que Mato Grosso do Sul mantenha-se em um cenário de pleno emprego. “Você não consegue ter todas as pessoas em idade apta trabalhando, por várias razões. Veja que hoje há mais vagas disponíveis do que pessoas aptas a ocupá-las. Então, a meta não é diminuir a taxa de desocupação, mas sim manter a capacidade de conectar essas demandas, sempre num patamar de pleno emprego. Esse é o nosso objetivo, especialmente num Estado que apresenta um dos maiores índices de crescimento do país".

A presidente da Funtrab, Marina Dobashi, explicou que a proposta é fazer com que a política de inclusão pelo trabalho vá além da assistência social e esteja integrada ao desenvolvimento econômico. Segundo ela, a Fundação atua em 36 municípios com casas do trabalhador e, com o novo sistema, a meta é usar dados para políticas mais precisas. “O foco é gerar emprego, buscar as pessoas, qualificá-las e incluí-las”, disse.

A ferramenta também será alimentada com cursos gratuitos ofertados por instituições como Fecomércio, Senai, Funtrab e outras parceiras. A gestão do sistema é compartilhada entre a Semadesc, a SED (Secretaria de Educação) e a Funtrab.

Como acessar - O MS Qualifica Digital está disponível pelo site, que pode ser acessado neste link, e também no aplicativo MS Digital, gratuito para Android e iOS. O acesso é feito via login da conta gov.br,  o que garante a integração com outros serviços públicos.

Uma vez dentro da plataforma, é possível buscar vagas por localização, cadastrar currículo, acompanhar processos seletivos e se inscrever em cursos gratuitos. Empresas também podem registrar suas oportunidades e fazer a seleção de candidatos com base no perfil profissional e compatibilidade.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias