ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, QUINTA  14    CAMPO GRANDE 14º

Cidades

Já pagou? Agosto é mês de licenciamento para placas 7 e 8

Carnê deixará de ser enviado pelo Detran em Mato Grosso do Sul; veja como pagar

Por Gustavo Bonotto | 13/08/2025 20:34
Já pagou? Agosto é mês de licenciamento para placas 7 e 8
Movimento de veículos no Centro da Capital; este mês, vence licenciamento de carros com finais 7 e 8. (Foto: Arquivo/Marcos Maluf)

Motoristas com veículos de placas terminadas em 7 ou 8 devem regularizar o licenciamento anual até o fim de agosto. A partir deste mês, o documento não é mais enviado pelos Correios e deve ser emitido exclusivamente por canais digitais ou presencialmente nas agências do Detran (Departamento Estadual de Trânsito).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Proprietários de veículos com placas final 7 e 8 têm até o fim de agosto para regularizar o licenciamento anual. O documento não é mais enviado pelos Correios e deve ser emitido digitalmente pelo portal ou aplicativo "Detran MS", WhatsApp da Glória (67) 3368-0500, ou presencialmente nas agências do Detran. A quitação do IPVA é pré-requisito.A mudança visa modernizar os serviços, reduzir impactos ambientais e aumentar a eficácia da cobrança, visto que menos de 10% das guias enviadas por correio eram pagas. Motoristas que não regularizarem o licenciamento até o prazo final estarão sujeitos à multa de R$ 293,47, sete pontos na CNH e remoção do veículo. Placas final 9 vencem em setembro, 0 em outubro e final 3, com problemas na guia em maio, têm prazo estendido até setembro.

O não pagamento sujeita o condutor a multa de R$ 293,47, sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e até remoção do veículo. Para emitir a guia, é necessário que o IPVA esteja quitado, incluindo todas as parcelas no caso de pagamentos parcelados.

Segundo o Detran, menos de 10% das guias enviadas pelo Correio eram pagas, enquanto mais da metade das quitações ocorre pelo portal Meu Detran. A medida integra o programa Estado Verde, que busca reduzir impactos ambientais, e o Estado Digital, voltado à modernização do serviço público.

O licenciamento pode ser emitido pelo portal meudetran.ms.gov.br, pelo aplicativo “Detran MS” ou pelo WhatsApp da Glória, agente virtual do Detran: (67) 3368-0500. O serviço também está disponível presencialmente em todas as agências do Estado.

O calendário segue com placas de final 9 em setembro e 0 em outubro. Veículos com final 3, cuja guia teve problemas em maio, têm prazo prorrogado para setembro.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.