ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, QUARTA  15    CAMPO GRANDE 33º

Cidades

Judiciário de MS realiza Semana Nacional de Conciliação em novembro

A 20ª edição acontece entre os dias 3 e 7 do próximo mês, de forma presencial ou on-line

Por Izabela Cavalcanti | 15/10/2025 08:09
Judiciário de MS realiza Semana Nacional de Conciliação em novembro
Monumento da Deusa da Justiça em frente ao Fórum de Campo Grande (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

O Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul irá realizar entre os dias 3 e 7 de novembro a 20ª edição da Semana Nacional de Conciliação. As conciliações e mediações poderão ser realizadas de forma presencial ou on-line.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul realizará a XX Edição da Semana Nacional de Conciliação entre 3 e 7 de novembro de 2025. O evento visa promover acordos em processos judiciais, com audiências disponíveis nos formatos presencial e on-line.A iniciativa envolve todas as comarcas e varas do Estado, com participação da Defensoria Pública e do Ministério Público quando necessário. Os processos selecionados para conciliação serão posteriormente encaminhados ao Conselho Nacional de Justiça para atualização do DataJud.

O objetivo é mobilizar a sociedade em geral para disseminar a conscientização e a cultura conciliatória, além de selecionar processos que tenham possibilidade de acordo.

Nas causas da Defensoria Pública e naquelas que há intervenção do Ministério Público, as audiências deverão ser agendadas de maneira que possa viabilizar a presença do defensor público e do representante do Ministério Público, tanto no primeiro como no segundo grau.

Os magistrados podem selecionar os processos que podem ser resolvidos por meio de acordo e designar as audiências de conciliação para o período da Semana da Conciliação.

O pedido de inclusão do processo na pauta de conciliação poderá ser feito até o início da Semana da Conciliação, desde que as partes e seus advogados peticionem e se comprometam a comparecer à audiência, independentemente de intimação.

Todas as comarcas e varas do Estado de Mato Grosso do Sul participam do movimento desde que os processos possam ser resolvidos por acordo entre as partes e, em segundo grau de jurisdição, os desembargadores que decidirem aderir ao movimento, mediante comunicação à comissão coordenadora.

Os processos movimentados durante a semana serão encaminhados ao CNJ (Conselho Nacional de Justiça) para atualização do DataJud, que é a Base Nacional de Dados Processuais do Poder Judiciário.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.