ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Omertà saiu para prender 16 envolvidos com milícia, incluindo Fahd Jamil

Filho do poderoso empresário da fronteira, Flavio Correia Jamil Georges, o “Flavinho”, já está preso; Jerson Domingos também

Anahi Zurutuza e Helio de Freitas, de Dourados | 18/06/2020 11:35
Foto do fim de 2017 mostra Jamil Name, o filho Jamilzinho e o Fahd Jamil, em festa de Réveillon (Foto: Arquivo de família/Direto das Ruas)
Foto do fim de 2017 mostra Jamil Name, o filho Jamilzinho e o Fahd Jamil, em festa de Réveillon (Foto: Arquivo de família/Direto das Ruas)

Para a fase 3 da Operação Omertà foram expedidos ao menos 16 mandados de prisão preventiva, que garante que o alvo fique na cadeia por tempo indeterminado. Um deles  é contra Fahd Jamil Georges, o “Fuad”, poderoso empresário da fronteira.

Um dos filhos dele, Flávio Correia Jamil Georges, o “Flavinho”, já está preso. O Campo Grande News apurou que Fuad ainda não foi localizado.

Também estão na lista novos mandados contra Jamil Name, de 80 anos, e o filho, Jamilzinho, de 42 anos, os principais alvos da Omertà desde que a força-tarefa foi deflagrada, em setembro do ano passado. Eles já estão reclusos, no Presídio Federal de Mossoró (RN).

O conselheiro do TCE-MS (Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul), Jerson Domingos, foi preso por volta das 10h, em uma das fazendas dele, em Rio Negro – a 144 km de Campo Grande. Ele é cunhado de Jamil Name.

Já a sobrinha dos Name, Cinthya Name Belli, foi levada para a sede do Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubo a Banco, Assaltos e Sequestros) nesta manhã.

Estão presos ainda um investigador da Polícia Civil, Célio Rodrigues Monteiro, lotado na DEH (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Homicídio), e o ex-titular da delegacia, delegado Márcio Shiro Obara, atualmente lotado na 2ª DP.

Rogério Luiz Phelippe, sargento da PM (Polícia Militar) que trabalha como motorista do deputado Jamilson Name (sem partido) é outro preso. Apresentados como funcionários de empresa de capitalização, Benevides Cândido Pereira e Lucimar Calixto Ribeiro, conhecido como Mazinho, também estão no Garras. Segundo as investigações, ambos trabalham na empresa, apesar da defesa garantir que eles saíram há, pelo menos, 3 meses.

O Campo Grande News teve acesso aos nomes e ainda estão na lista: Everaldo Monteiro de Assis (policial federal que já está preso); Frederico Maldonado de Arruda; Lucas Silva Costa; Marco Monteoliva; e Melaciades Aldana.

Viatura da Garras em frente à casa do empresário Fahd Jamil, em Ponta Porã (Foto: Direto das Ruas)
Viatura da Garras em frente à casa do empresário Fahd Jamil, em Ponta Porã (Foto: Direto das Ruas)

Omertà - A força-tarefa coordenada pelo Garras e Gaeco (Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado) investiga organização criminosa atuante na prática dos crimes de homicídio, milícia armada, corrupção ativa e passiva. Nome da operação, Omertà é um código de honra da máfia italiana, que exige voto de silêncio.

Tudo começou com a prisão do então guarda municipal, Marcelo Rios, com um arsenal em maio de 2019, na Rua José Luiz Pereira, no Jardim Monte Líbano. A suspeita era que o armamento de grosso calibre havia sido usado em pelo menos três execuções na Capital. Rios também está preso acusado de integrar a milícia.

Apontados pela investigação como chefes do que a investigação classifica como grupo de extermínio, Name e Jamilzinho foram presos numa sexta-feira, 27 de setembro, e desde então não saíram da prisão.

Para aquele dia, ao todo, foram expedidos 23 ordens de prisões: sendo 13 mandados de prisão preventiva e 10 mandados de prisão temporária em Campo Grande. A força-tarefa ainda tinha 21 mandados de busca e apreensão para cumprir.

Na segunda fase, no dia 17 de março deste ano, a força-tarefa cumpriu 18 mandados em Campo Grande, Aquidauana, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso e em João Pessoa (PB).

Matéria alterada às 12h17 para correção de informação.

Nos siga no Google Notícias