ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

STF nega fixação de regime aberto para soldado de MS condenado por deserção

Habeas Corpus foi impetrado contra acórdão do STM (Superior Tribunal Militar), que manteve a condenação

Gabriel Neris | 05/08/2019 18:01
Ministro Alexandre de Moraes durante sessão do STF (Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF)
Ministro Alexandre de Moraes durante sessão do STF (Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF)

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes, indeferiu Habeas Corpus da DUP (Defensoria Pública da União), que buscava a fixação de regime aberto para cumprimento de pena de soldado do Exército de Mato Grosso do Sul condenado a seis meses de detenção pelo crime de deserção.

O Habeas Corpus foi impetrado contra acórdão do STM (Superior Tribunal Militar), que manteve a condenação.

A Defensoria Pública defendeu que não foram observados os dispositivos do COM (Código Penal Militar) quanto à fixação do regime de cumprimento de pena privativa de liberdade. E que também seria equivocada a presunção de que, na falta de regime legalmente estabelecido, seja aplicado o fechado.

A defesa também aponta que a prisão do soldado fere princípios como a individualização da pena e a ressocialização do indivíduo.

Na decisão, o ministro do STF destacou o artigo 84 do CPM, quando a pena de reclusão ou detenção aplicada não for superior a dois anos, a regra é que haja a suspensão condicional da pena. Porém, no artigo 59, quando incabível a concessão do benefício, a pena deve ser convertida em prisão e cumprida em recinto de estabelecimento militar, no caso dos oficiais, e em estabelecimento penal militar, em caso de praças.

No caso, segundo o relator, a incidência do artigo 59 decorre do fato do soldado ter sido condenado pelo crime de deserção, e o artigo 88 do Código Penal Militar veda a suspensão condicional da pena. O ministro lembrou que o Plenário do STF já decidiu em julgamento que a restrição não é incompatível com a Constituição Federal.

“Assentada como válida a opção política do legislador de conferir tratamento mais gravoso aos condenados pelo delito de deserção, em razão da hierarquia e disciplina (artigo 142 da Constituição Federal ), princípios constitucionais sobre os quais se fundam as instituições militares, não se vislumbra qualquer ofensa a princípios basilares do Direito Penal a aplicação do regramento específico previsto no artigo 59 do CPM”, concluiu o ministro Alexandre de Moraes.

Nos siga no Google Notícias