ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SÁBADO  18    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Vacina da dengue deve chegar esta semana em MS, diz secretário de Saúde

Serão 40 mil doses enviadas para vacinar adolescentes entre 10 e 14 anos, no primeiro ciclo

Por Izabela Cavalcanti | 09/02/2024 07:04
Vacinas contra dengue disponibilzadas a Dourados, município que iniciou os testes (Foto: Rogério Vidmantas)
Vacinas contra dengue disponibilzadas a Dourados, município que iniciou os testes (Foto: Rogério Vidmantas)

A vacina contra a dengue, Qdenga, deve chegar em Mato Grosso do Sul ainda esta semana, segundo o secretário estadual de Saúde, Maurício Simões. Serão 40 mil doses enviadas para o primeiro ciclo.

“Nós tivemos a notificação que deve chegar entre hoje e amanhã no Estado. Estamos com essa expectativa, e assim que chegar já começa a vacinar o mais breve possível”, disse ao Campo Grande News.

Além de Dourados, que é a primeira cidade do Brasil a vacinar contra a doença e que deu início aos testes, o Distrito Federal começa a vacinação na rede pública nesta sexta-feira (9).

O Ministério da Saúde escolheu o público entre 10 e 14 anos por terem a maior taxa de hospitalização por dengue, depois de pessoas idosas, para as quais a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) não liberou a Qdenga. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas.

A preocupação do secretário é com o pico da doença, tendo em vista que o público-alvo não estará com o esquema vacinal completo.

“O pico está sendo esperado para março e abril. Até lá as pessoas que vão tomar a vacina não terão cumprido a segunda dose, portanto não estarão imunizadas. A vacina vai trazer resultado a partir do ano que vem. Tem que estar atento as estratégias, a vacina ainda não é para esse ciclo”, destacou.

Até ontem (8) no início da tarde, não tinha previsão da chegada ao Estado. A secretária-adjunta da SES (Secretaria Estadual de Saúde), Christine Maymone, havia explicado que ainda aguardava a distribuição, esperada para fevereiro, mas ainda sem data.

Casos – Conforme Boletim Epidemiológico, divulgado pela SES, Mato Grosso do Sul tem seis municípios com alta incidência. Estão na lista Aral Moreira, Sete Quedas, Paranhos, Costa Rica, Coronel Sapucaia e Laguna Carapã.

Em todo o Estado, já foram registrados 2.058 casos prováveis e 310 confirmados. Pessoas entre 20 e 29 anos têm tido o maior percentual (21,50%) de casos prováveis.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias