ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Ministério cria cidades-gêmeas e MS têm seis municípios na lista

Aliny Mary Dias | 27/03/2014 08:26
Ponta Porã está entre as cidades-gêmeas criadas pelo Ministério da Integração (Foto: Divulgação)
Ponta Porã está entre as cidades-gêmeas criadas pelo Ministério da Integração (Foto: Divulgação)

Com objetivo de integrar municípios brasileiros que fazem fronteiras com países vizinhos, o Ministério da Integração Nacional criou, na última semana, as cidades-gêmeas. Em todo o país, 29 cidades passam para essa categoria e só em Mato Grosso do Sul são seis municípios.

Entre as cidades sul-matogrossenses estão Bela Vista, Corumbá, Mundo Novo, Paranhos, Ponta Porã e Porto Murtinho. As cidades são fronteiriças com Paraguai e Bolívia.

De acordo com a portaria divulgada no último dia 21 no DOU (Diário Oficial da União), as cidades-gêmeas foram criadas para atender uma demanda de políticas públicas específicas para cidades da fronteira.

O texto traz ainda que são consideradas cidades-gêmeas aquelas que fazem fronteira seca ou fluvial e que têm grande potencial de integração econômica e cultural. Outro aspecto da portaria é que as cidades precisam ter mais de 2 mil habitantes.

Além de Mato Grosso do Sul, foram integrados municípios do Acre, Amazonas, Amapá, Paraná, Roraima, Rondônia, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Nos siga no Google Notícias