ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

"Tempo louco” faz termômetros variarem de 13 a 39 graus em MS

Osvaldo Júnior | 30/08/2017 17:43

Além de 546 quilômetros, Aquidauana e Paranaíba, respectivamente no centro e no oeste de Mato Grosso do Sul, são separados por 25º C. Em Aquidauana, que está no top dez das cidades brasileiras mais quentes das últimas 24 horas, os termômetros marcaram, na terça-feira (29), 39,1º C. Em Paranaíba, fazendo jus à atual estação, o inverno, a menor temperatura foi de 13,4º C.

Entre as 5.570 cidades brasileiras, Aquidauana é a décima mais quente em lista encabeçada por Cuiabá – a capital do estado vizinho teve, ontem, calorão de 40,7º C, conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Na relação, há outros três municípios de Mato Grosso (Porto Estrela, Diamantino e Poxoréu).

Em Mato Grosso do Sul, depois de estão Coxim (38,3º C), Porto Murtinho (38,2º C), Corumbá (especificamente, a região pantaneira de Nhumirim, com 38º C), Miranda (37,5º C), Bela Vista (37,4º C), Sonora (37,2º C), Água Clara (37,2º C) e Jardim (36,8º C). A última cidade sul-mato-grossense, entre as maiores temperaturas extremas, está justamente Paranaíba (36,6º C), que também aparece na lista dos menores valores.

Do calor excessivo a temperatura amena, típica de inverno. Essa é a situação de Paranaíba. De acordo com o Inmet, o município marcou ontem a mínima de 13,4º C. Na sequência, estão Água Clara (13,5º C), também na lista das mais quentes, Cassilândia (13,7º C), Amambai (13,9º C), Maracaju (14º C) e Coxim (15,2º C).

O tempo quente e seco deve continuar predominando em Mato Grosso do Sul, ao menos, até o início da próxima semana. Os termômetros podem marcar 38º C nesta quinta-feira (dia 31) e chegar a 39º C no sábado (dia 2 de setembro). A umidade relativa do ar pode recuar para 15% no sábado e domingo.

Estratégias – Em Campo Grande, que também não fica muito atrás em se tratando de calor, as estratégias são diversas para fugir das altas temperaturas. Na Escola Estadual Élia França Cardoso, no Bairro São Conrado, por exemplo, os alunos tiveram aula fora da sala nesta semana. 

Na Capital, a temperatura deve oscilar de 20º C a 33º C nesta quinta-feira. 

Em escola estadual, alunos tiveram aula fora de sala de aula devido ao calorão (Foto: Divulgação)
Em escola estadual, alunos tiveram aula fora de sala de aula devido ao calorão (Foto: Divulgação)
Nos siga no Google Notícias