A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

01/11/2013 09:01

“Vento localizado” inclinou placa de sinalização de 600 kg na Afonso Pena

Graziela Rezende e Edivaldo Bitencourt
E teve que ser retirada pela empresa (foto: Marcos Ermínio)E teve que ser retirada pela empresa (foto: Marcos Ermínio)
Placa quase caiu ontem (foto: João Garrigó)Placa quase caiu ontem (foto: João Garrigó)

A placa de sinalização de 600 kg da lanchonete Habib’s, que inclinou e assustou inúmeras pessoas que passavam pelo local na tarde de ontem (31), foi atingida por um “vento localizado”, de acordo com o engenheiro Celso Francisco Vieira, responsável pela sua retirada.

“Naquele horário, durante a chuva, podemos dizer seguramente que o vento estava acima de 80 km/h. É algo localizado, que registramos apenas em alguns pontos da cidade, com força suficiente para derrubar árvore e telhados, por exemplo. Não é comum, por isso as pessoas ficam assustadas, mas fizemos a retirada com segurança para evitar qualquer risco”, afirma o engenheiro.

Após o reparo na placa, conforme Vieira, ela será recolocada no local. “Nós questionamos moradores de prédios altos e realmente eles perceberam uma ventania, muito diferente de quem estava passando pela avenida”, comenta o engenheiro.

Ontem, por conta da retirada da placa de cerca de 20 metros, um guindaste foi alugado pela empresa. A Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) e a Enersul (Empresa Concessionária de Energia Elétrica de Mato Grosso do Sul) também participaram da ação, coordenando o trânsito e desligando a energia na região.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), as rajadas de vento atingiram 54,7 km/h por volta das 17 horas de ontem em Campo Grande. O órgão monitora a chuva na saída para Aquidauana.

Apesar da ocorrência de alagamentos na saída para Três Lagoas, no outro extremo da Capital, a chuva foi mínima, segundo o instituto. Na região do Aeroporto Internacional de Campo Grande, foram parcos 0,2 milímetros de chuva ontem. 



Estranho vento de 80km/h tombar a estrutura metalica sendo que nos calculos estruturais devem considerar vento de 44m/s em cg ou seja 158km/h o dobro praticamente!!!!
 
JOAO PAUlo em 01/11/2013 09:37:13
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions