A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

11/02/2013 12:02

Abertas inscrições a testes de Língua Portuguesa para estrangeiros

Marta Ferreira

Estão abertas as inscrições para os testes do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) aos estrangeiros que querem trabalhar ou estudar no Brasil. É possível fazer as inscrições até o dia 8 de março e o exame será aplicado entre os dias 23 e 25 de abril, no Brasil e em outros países.

O Celpe-Bras é o único certificado de proficiência em português como língua estrangeira que é reconhecido oficialmente. É aceito em empresas como comprovação de competência na língua portuguesa e exigido pelas universidades para ingresso em cursos de graduação e pós-graduação, bem como para validação de diplomas de profissionais estrangeiros que pretendem trabalhar no país.

Além dos estrangeiros, podem se inscrever os brasileiros cuja língua materna não seja o português. Para fazer o exame é preciso ter, no mínimo, 16 anos e ter completado o equivalente ao ensino fundamental.

O exame confere certificados em quatro níveis: intermediário, intermediário superior, avançado e avançado superior. A prova é dividida em duas partes uma oral e uma escrita. A parte escrita integra compreensão oral, leitura e produção escrita e é feita em até 3 horas. A oral é uma atividade de interação com duração de 20 minutos.

A data provável da divulgação do resultado é 20 de junho de 2013. O Celpe-Bras é desenvolvido e aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com o apoio do Ministério das Relações Exteriores. A inscrição é feita no site do Inep e é preciso pagar uma taxa de inscrição.

No primeiro semestre de 2012, as provas foram aplicadas no Brasil e em mais 28 países e, do total de 3.268 participantes homologados, 2.523 foram aprovados. Para 2013, a expectativa é que haja aumento no número de inscritos e de postos de aplicação internacionais.

Governo altera datas de teste físico de concurso da Polícia Civil
Foram alteradas as datas para realização da avaliação de aptidão física dos candidatos que continuam a participar do conurso público para escrivão e ...
Mega-Sena acumula e prêmio no sábado pode chegar a R$ 39 milhões
A Mega-Sena mais uma vez ficou sem vencer na noite desta quarta-feira (13) e, assim, acumulou. O prêmio pode subir para R$ 39 milhões no sorteio do p...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions