A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

27/08/2013 13:00

Abertas inscrições para o 14º encontro do Programa do Livro e da Leitura

Elverson Cardozo

Estão abertas, até o dia 20 de setembro, as inscrições para o 14º Encontro do Proler (Programa do Livro e da Leitura), que será realizado do dia 24 de setembro ao dia 4 de outubro, em vários pontos de Campo Grande.

A programação do evento, aberto ao público, conta com palestras, oficinas, lançamento de livros e apresentações culturais. Todas as atividades são promovidas pelo Comitê Proler, que atua há 16 anos em Mato Grosso do Sul.

O encontro possibilita a criação de novas ferramentas de trabalho e estudo para acadêmicos de cursos de licenciatura, professores, bibliotecários, contadores de histórias e gestores públicos.

O objetivo é fortalecer as ações de incentivo à leitura, identificar iniciativas das entidades parceiras e contribuir para o aprofundamento de reflexões sobre os projetos de mesma natureza.

Serviço - As inscrições devem ser feitas na Biblioteca Pública Dr.Isaias Paim, localizada no 2º andar do Memorial da Cultura, que fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559 (Antigo Fórum). O horário de atendimento é das 8h às 17h30. O investimento é de R$ 10.

Cada oficina oferece no máximo 30 vagas. Outras informações pelos telefones (67) 3316-9155 ou 3316-9161 e pelo email: prolercg@gmail.com.

Confira a programação completa do encontro:

24 de setembro

Abertura: Leituras no/com o mundo digital: diferentes possibilidades e relações
A palestra tem como tema as leituras de informação e comunicação. Tais leituras podem implicar em diferentes possibilidades no processo educacional e em promover novas relações entre educadores e aprendentes. Surgem interações e diálogos multiculturais, experienciais e conectados que podem propiciar (re) construção de conhecimentos.
Ministrante: Maria Cristina Paniago (UCDB), doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professora da Universidade Católica Dom Bosco.
Horário: 19 horas
Local: Teatro Aracy Balabanian

25 de setembro

Leitura – O que se pode fazer para melhorar a interpretação de textos
Esta oficina objetiva a apropriação da competência de leitura por meio dos seguintes tópicos: alguns procedimentos positivos para a leitura, como interpretar um texto, encontrar o tema central, entender os enunciados, leitura proveitosa, defeitos a serem evitados na leitura, técnicas de resumo e produção de resumo.
Ministrante: Gilson Demétrio Ávalos (SED) Mestre em Educação com dissertação focada em produção textual, membro do comitê PROLER de Campo Grande, técnico pedagógico de Língua Portuguesa na Secretaria de Estado de Educação.
Horário: 19 horas
Local: Mezanino – Memorial da Cultura

Poesia e Escola: aspectos lúdicos da poesia
A oficina aborda aspectos do gênero lírico enquanto mecanismo propício para a formação de leitores reflexivos. A ideia é oportunizar um espaço de interação com o texto poético, focalizando a importância de sua abordagem em ambiente escolar. Discutiremos, entre outras questões, a presença do lúdico, de mecanismos de construção de significados e, sobretudo, a poesia como espaço para a formação de leitores críticos.
Ministrante: Danglei de Castro Pereira (UEMS), doutor em Letras pela UNESP.
Horário: 19 horas
Local: Biblioteca – Dr. Isaias Paim

Adaptação literária e Cinema Afro-brasileiro
A oficina irá abordar o processo de adaptação literária para cinema, tendo por objeto trechos de filme que tratam da representação da cultura afro-brasileira no cinema nacional.
Ministrantes: Carlos Versoza (FCMS) e Rodolfo Ikeda (FCMS), mestre em Estudos de Linguagens pela UFMS.
Horário: 19 horas
Local: MIS – Auditório

Histórias em quadrinhos na atualidade
Os quadrinhos vão muito além do que uma leitura por fazer. Atualmente a circulação deles no Brasil melhorou em relação às décadas anteriores. Quem for busca de exemplares para leitura pode encontrar uma diversidade de gêneros, que vão dos gibis até os mangás. Atualmente com várias adaptações cinematográficas de sucesso, os quadrinhos norte-americanos acabam tendo um grande destaque, como o filme Os Vingadores, que atualmente ocupa um lugar entre os filmes de maiores bilheterias, e consequentemente os respectivos personagens dos quadrinhos dessa trama ganharam bastante atenção tanto nas HQs quanto em redes sociais, blogs, desenhos animados entre outros. Em nossa oficina pretendemos mostrar a relevância dos quadrinhos para os leitores.
Ministrantes: Nataniel dos Santos Gomes (UEMS), doutor em Lingüística pela UFRJ; Marlon Leal Rodrigues (UEMS), doutor em Lingüística pela UNICAMP e Daniel Abrão (UEMS), doutor em Letras pela UNESP.
Horário: 19 horas
Local: Biblioteca Dr. Isaias Paim – Auditório

Contação de histórias mediadas pela tecnologia
Contação de histórias com recursos tecnológicos. Elementos narrativos. Exploração da voz e da imagem. Discussão de textos. Teoria e prática da arte de história.
Ministrante: Arlinda Canteiro Dorsa, doutora em Língua Portuguesa pela PUC São Paulo e Neli Porto Soares Betoni Escobar Naban (UCDB), mestra em Lingüística pela UnB.
Horário: 19 horas
Local: Biblioteca Dr. Isaias Paim – Biblioteca – Auditório

26 de setembro

Livro e leitura na era digital
Apresentar, compreender e apontar caminhos para a transformação pedagógica das principais investigações e ações sobre livro, letramento e leitura digital na sociedade. Ministrante: Orlando de Almeida Filho (IESF), mestre em Ciência da Informação pela UNESP e professora Rose Cristiane Franco Seco (IESF).
Horário: 19 horas
Local: MIS

Redes Sociais como ferramenta de ensino
Curso para professores de todas as áreas e níveis, mostrando como usar o Facebook e os seus aplicativos para atividades interativas, seja em apoio ao ensino presencial ou no ensino a distância.
Ministrante: Ana Catarina Cortêz de Araújo (IFMS), especialização em Gestão da Informação, do Conhecimento e Novas Tecnologias pelo IESF.
Horário: 19 horas
Local: IESF

Confecção de livros de pano
A oficina tem como objetivo incentivar leitores, tanto na escrita como na leitura, despertando e motivando a criação artística de cada um. Totalmente prática e descontraída, os participantes inscritos terão oportunidades de confeccionar os seus próprios livros.
Ministrante: Bibliotecária Janine Aparecida Ferreira de Souza – Aquidauana.
Horário: 19 horas
Local: Biblioteca Dr. Isaías Paim, 2º andar- Memorial da Cultura.
Atenção! Cada inscrito deverá trazer uma agulha de costura e uma tesoura de costura para tecido, retalhos de tecidos lisos e estampados, meio metro de manta acrílica, meio metro de algodão cru (liso) e meio metro de feltro. O material restante será oferecido pelo PROLER.

Para além das fronteiras pedagógicas: o uso de diferentes constructos artísticos (cinema, música, artes plásticas, literatura) no ambiente escolar
O presente trabalho tratará de levantar algumas proposições acerca do ensino dos distintos constructos artísticos – cinema, literatura, música e artes plásticas – no ensino básico nas diferentes áreas do saber. Os conteúdos, independentemente do tema e forma já não pertencem mais a uma disciplina estanque, mas antes, podem e devem circular no ambiente escolar sem obedecer as rígidas fronteiras impostas, ainda hoje, pelos currículos institucionais. Nesse sentido, todos os bens culturais podem ser materiais didáticos para a Literatura, Artes visuais, Língua Estrangeira, etc. e utilizados de forma simultânea.
Ministrante: Flávio Adriano Nantes (UFMS), professor assistente do Curso de Letras da UFMS – UFMS/CCHS.
Horário: 19 horas
Local: Mezanino

Os quadrinhos e o cinema: um diálogo
A oficina se divide em duas partes: uma teórica e uma prática. Na etapa teórica discutiremos elementos básicos das histórias em quadrinhos (com material organizado pela professora) e a relação estabelecida entre HQ’s e cinema. Será apresentado um filme da década de 1990, baseado no quadrinho Dick Tracy (1h 45min.). Por meio do filme discutiremos a linguagem dos quadrinhos e nesta etapa os participantes serão convidados a realizar atividades de leitura e escrita com histórias em quadrinhos.
Ministrante: Sara Cristiane Jara Grubert (IESF), mestra em Arquitetura e Urbanismo pela USP.
Horário: 19 horas
Local: MIS

27 de setembro

Encerramento: Análises intertextuais nas crenças sul-pantaneiras
A palestra tem por tema um exame de representações discursivas de aspectos culturais do homem pantaneiro do sul de Mato Grosso a partir de letras de músicas regionais e intertextos que se intertextualizam a partir do texto-base “Quanta Gente” de Zé Du. Fundamenta-se na vertente sócio-discursiva da Análise Crítica do discurso e em noções teóricas da Análise do Discurso de linha francesa. Volta-se a uma reflexão prática e teórica aos estudiosos da nossa língua e aos docentes que atuam na produção textual com olhares intertextuais.
Ministrante: Drª Arlinda Cantero Dorsa
Lançamento do Livro “Análises intertextuais as crenças sul-pantaneiras” - Arlinda Cantero Dorsa.
Apresentação musical com Prof. Dr. Marcelo Fernandes (UFMS)
Horário: 19 horas
Local: Mezanino (FCMS)

PROLERTEEN

26 de setembro

Oficina: Almanaque Teen
Oficina destinada a jovens de 14 a 17 anos que objetiva proporcionar momentos de lazer envolvendo a leitura e produção de texto, promovendo a criatividade, imaginação e conhecimento de diversos temas. Serão montadas “estações” em que os jovens desenvolverão atividades variadas como fanzine, literatura brasileira, conhecimentos gerais e quebra-cabeça de textos, entre outros.
Ministrantes: Angela do Rego Catônio (coordenadora do projeto almanaque - UCDB), especialista em Comunicação Social, UMESP; mestre em Comunicação Social, UMESP e acadêmicos integrantes do projeto almanaque.
Horário: 8 horas
Local: IFMS

27 de setembro

Oficina: Cinema e Literatura
Serão mostradas as semelhanças e as diferenças entre a linguagem literária e a cinematográfica, indicando principalmente que a primeira serve-se de signos verbais e a segunda, além destes, usa signos não verbais como ruídos, cores, formas, expressões fisionômicas, etc., que estabelecem uma comunicação intensa com expectador. Como exemplo disso, serão apresentados o conto “O homem da cabeça de papelão”, de João do Rio e o filme homônimo, baseado nessa narrativa, de Carlos Canela. As diferenças entre os contextos históricos das duas obras serão ressaltadas, já que o conto é do início do século XX e o filme é do começo do século posterior.
Ministrante: Julio Xavier (UEMS), graduado em Letras pela UFMS, mestre e doutor em Letras – Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP, pós-doutor em Teoria Literária pela UNICAMP.
Horário: 8 horas
Local: IFMS

PROLERZINHO

2 de outubro

Oficina 1: Leitura e Tecnologia – Histórias em quadrinhos
Leitura de histórias mediadas pelas tecnologias. Apresentação e exploração de softwares facilitadores para o processo de produção de uma história em quadrinhos.
Ministrantes: Neli Porto Soares Betoni Escobar Naban (UCDB), mestra em Lingüística pela UnB e profª Rosimeire Regis.
Horário: 14 horas
Local: Universidade Católica Dom Bosco
Escola: Licurgo de Oliveira Bastos

3 de outubro

Oficina 2: Oficina de Brinquedos e Contação de Histórias
Contação de histórias com músicas, confecção de brinquedos e realização de brincadeiras com crianças do Ceinf.
Ministrante: Profª Ma. Patrícia Alves, acadêmicos da Pedagogia e do Projeto de Extensão - Labinter (UCDB).
Horário: 14 horas
Local: E.E. Antônio Delfino

4 de outubro

Oficina 3: Leitura literária: entre as letras
A oficina aborda aspectos lúdicos associados à leitura literária. A ideia é criar um espaço de interação de leitores em formação com diferentes textos literários por meio do método linear de leitura literária. O “brincar de ler” é visto como espaço de formação de jovens leitores na oficina.
Ministrante: Danglei de Castro Pereira (UEMS), doutor em Letras pela UNESP.
Horário: 14 horas
Local: E.M. João Cândido de Souza

Mega-Sena acumula de novo e prêmio estimado sobe para R$ 43,5 milhões
Mais uma vez a Mega-Sena ficou sem vencedor na faixa principal e, com isso, a premiação acumulou e pode chegar a R$ 43,5 milhões no próximo concurso,...
Mega-Sena pode pagar R$ 39 milhões no sorteio deste sábado
A Mega-Sena deste sábado (16), que está acumulada, pode pagar R$ 39 milhões para quem acertar os seis números. O concurso 1.997 ocorre às 20 horas, h...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions