ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Acadêmicos indígenas vão a Brasília reivindicar mais apoio para universitários

Viviane Oliveira | 23/08/2011 18:17

Acadêmicos indígenas foram a Brasília ontem (22), reivindicar mais bolsas para indígenas, pesquisadores, lançamentos de editais voltados para a ampliação e fortalecimento de ações de extensão durante os cursos.

Eles também lutam para que as autoridades responsáveis apoiem jovens da educação básica para que, permanecendo na escola, ingressem nas universidades com uma pequena experiência em pesquisa.

Os acadêmicos foram entregar um documento com as reivindicações elaborado no V Encontro de Acadêmicos Indígenas de MS, realizado no dia 15 de agosto.

Eles solicitam um programa de acesso e permanência de indígenas na universidade, que garante o auxílio financeiro para as despesas com transporte, estadia, alimentação, vestuário e material escolar e acadêmico, mas que vá além desse suporte econômico. Os indígenas querem um programa que oferece suporte acadêmico.

Os acadêmicos destacam o crescente número de indígenas nas universidades de Mato Grosso do Sul. No entanto, a evasão revela a necessidade dos programas solicitados.

A comissão, que conta com apoio do projeto Rede de Saberes, é formada pelos acadêmicos Marcelo Ribeiro Coelho e Luiz Henrique Eloy, da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) Roselaine Miguel, da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) e Carolina Vicente, da UFMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Nos siga no Google Notícias