ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Acordo vai garantir fiscalização de construções de pontes no Estado

Josemil Arruda | 12/06/2014 17:31

Um termo de cooperação técnica firmado nesta quinta-feira (12) pelo governo do Estado, Ministério Público do Trabalho (MPT) e Comissão Permanente de Investigação e Fiscalização das Condições de Trabalho visa assegurar melhores condições de saúde e segurança aos empregados contratados para as obras de construção e reforma de pontes em Mato Grosso do Sul. A assinatura aconteceu durante reunião na Governadoria, em Campo Grande.

Através dessa parceria, que garantirá inspeções mensais e que começam daqui a 60 dias, foi criado um comitê para fiscalizar as obras, que será composto por, no mínimo, um representante governamental, um representante da Comissão Permanente e um do MPT. A fiscalização fiscalizará condições dos alojamentos, o fornecimento de equipamentos de proteção individual e o transporte adequado aos trabalhadores, entre outras condições que devem ser oferecidas aos operários.

Trata-se de uma reação governamental contra casos de trabalho degradante em obras de construção de pontes no Estado. A iniciativa surgiu das constantes denúncias recebidas pelo MPT e pela Comissão Permanente envolvendo empresas da construção civil no estado de Mato Grosso do Sul. Hoje há 31 empresas contratadas para construção e reforma de pontes de madeira localizadas no interior.

O MPT pretende, com esse termo de cooperação, conscientizar empregadores para a adequação das condições de trabalho e respeito aos direitos dos trabalhadores empregados. O procurador Leontino Ferreira de Lima Júnior entende que é uma quebra de paradigmas das condições de trabalho nas obras de construção e reforma de pontes. "A partir desse acordo, o MPT espera que haja melhoria e um novo padrão de dignidade nas frentes de trabalho, com reflexos, inclusive nas questões ambientais", disse.

Nos siga no Google Notícias