ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Acrissul discute questão indígena com senador Ruben Figueiró

Josemil Rocha | 16/02/2013 11:09
Senador Ruben Figueiró
Senador Ruben Figueiró

A Acrissul – Associação de Criadores de mato Grosso do Sul,promove reunião na próxima segunda-feira (18), às 9 horas, com o senador Ruben Figueiró, a fim de discutir os conflitos fundiários com indígenas em Mato Grosso do Sul. O encontro tem o objetivo de Além de expor a situação dos conflitos de terras no Estado, o encontro servirá para a entidade discutir estratégias de mobilização.

O presidente da Acrissul, Francisco Maia, considera que a questão da terra indígena tem de levar em conta o fato de que boa parte das áreas que ficam nas mãos dos índios não gera produção agropecuária para o País. “Se a gente partir do princípio que o sustento vem da terra, 200 ha improdutivos deixam de gerar emprego, não produzem alimentos e afetam toda a sociedade”, afirmou Maia.

Para ele, é preciso envolver toda a sociedade e também a classe política nesse debate sobre as terras indígenas. Argumenta que desapropriação de terras é um problema que não envolve só índio e produtor, atingindo toda a população. O Estado deve investir mais na saúde do índio, na qualidade de vida dele, mas também não pode prejudicar a produção de alimentos, na avaliação da direção da Acrissul.

A reunião de segunda-feira será a primeira para colocar o assunto em discussão e buscar junto ao governo uma solução. Produtores rurais que convivem com esse problema em suas propriedades, que ocorre principalmente na região sul do Estado, também vão participar da reunião, juntamente lideranças ruralistas e a diretoria da associação.

Nos siga no Google Notícias