A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

21/04/2011 10:42

Agência orienta consumidor sobre cuidados ao comprar pescado

Marta Ferreira

A Agência Estadual de Metrologia de Mato Grosso do Sul (AEM/MS), divulgou uma série de orientações aos consumidores na hora de comprar um dos produtos mais consumidos desta época, o peixe.

Confira abaixo:

• O rótulo do produto deve conter o registro no órgão de fiscalização competente, indicação de temperatura para conservação, data de acondicionamento, além do peso e prazo de validade.

• Deve constar o carimbo do Serviço de Inspeção Federal, Estadual ou Municipal.

• Verifique se o produto está armazenado na temperatura de conservação informada pelo fabricante na embalagem. Os produtos não podem estar amolecidos ou com acúmulo de líquidos, sinal de que passaram por um processo de descongelamento. A presença de gelo ou muita água indica que o balcão foi desligado ou teve sua temperatura diminuída temporariamente.

• O consumidor pode acompanhar a pesagem do produto e o momento de embalar. E caso o consumidor queira que o peixe seja embalado com gelo para ser preservado durante o trajeto para sua casa, é preciso ficar atento se o vendedor não o pesará depois de acrescentar o gelo. O consumidor só deve pagar pelo peixe, não pelo gelo.

• Se o consumidor optar por produtos de fabricação caseira, é indicado que se peça sempre a nota fiscal, essencial para futura reclamação ou troca. Os fornecedores de produtos artesanais devem seguir as mesmas regras de comercialização dos industrializados.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) elaborou uma cartilha contendo dicas para facilitar a escolha de alimentos mais consumidos nessa época do ano. Para ler a cartilha na íntegra clique aqui ou acesse



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions