ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Agência prorroga prazo para empresa implantar SAC

Redação | 20/08/2010 08:49

A partir de domingo (22), as empresas que exploram o transporte regular interestadual e internacional de passageiros deverão ter implantado o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor).

A determinação é da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e não vale para as empresas que operam sob o regime de fretamento, caracterizado pelo transporte de ida e vinda dos mesmos passageiros, como por exemplo as de turismo. Essas tiveram o prazo prorrogado por 180 dias, de acordo com resolução publicada hoje (20) no Diário Oficial da União.

Com a implantação do serviço, o tempo de espera da ligação para falar com o atendente da empresa não poderá ultrapassar 60 segundos. As informações solicitadas pelo consumidor serão prestadas imediatamente e as reclamações deverão ser resolvidas em até cinco dias úteis a partir do registro, de acordo com a ANTT.

As ligações serão gratuitas e o serviço vai funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana. O SAC deverá garantir ao usuário, no primeiro menu eletrônico, as opções de contato com o atendente, de reclamação e de cancelamento de contratos e serviços. A opção de atendimento inicial não deve ser condicionada ao prévio fornecimento de dados pelo consumidor.

De acordo com a ANTT, em casos de reclamação e cancelamento de serviços não será permitida a transferência da ligação, devendo todos os atendentes ter atribuições para executar essas funções. A regulamentação atende ao Decreto nº 6.523, de 31 de julho de 2008.

Nos siga no Google Notícias