ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Agenda para o 'Mês da Consciência Negra' conta com exposições e concurso

Nyelder Rodrigues | 11/11/2016 21:51
Carlos Versoza está à frente da pasta desde 2015, realizando trabalhos afirmativos para a população negra em MS (Foto: Divulgação)
Carlos Versoza está à frente da pasta desde 2015, realizando trabalhos afirmativos para a população negra em MS (Foto: Divulgação)

Novembro é o "Mês da Consciência Negra" e, para comemorar a data, a Subpirc (Subsecretaria de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial e Cidadania), órgão ligado a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, promove uma agenda de eventos em todo o Mato Grosso do Sul.

Exposições, painéis e concursos serão realizadas até o dia 27 deste mês. Desde domingo passado (6), a comunidade Tia Eva, em Campo Grande, é palco de campeonatos de futebol e terços comemorativos. No dia 19, será realizado a 9ª edição do Concurso de Beleza Negra de Campo Grande, no Centro de Convivência Vovó Ziza.

Em Corumbá - cidade localizada a 419 km de Campo Grande -, será realizado o painel "Plano Estadual de Igualdade Étnico-Racial no Contexto das Políticas Públicas e da Luta do Movimento Negro de MS" em dezembro. O evento é promovido também pelo Instituto de Capoeira Cordão de Ouro.

"Nossa agenda contempla crianças, jovens, mulheres que terão a oportunidade de discutir sobre o papel do negro na sociedade, formas de preconceito e ainda projetar para os demais o valor da cultura negra e de sua importância na formação de nosso povo e do nosso país", destaca o subsecretário responsável pela Subpirc, Carlos Versoza.

Ainda dentro das comemorações do Mês da Consciência Negra, a pasta já realizou visitas em comunidades quilombolas de várias cidades do interior de Mato Grosso do Sul. A agenda reserva ainda, para o dia 17, uma palestra sobre a literatura infanto-juvenil no processo de empoderamento da criança negra.

O evento será realizado na biblioteca Estadual Dr. Isaias Paim, localizada em Campo Grande no prédio do antigo Fórum - avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, Centro. Quem ministrará a palestra é o professor Mario Lopes, da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul).

Dia da Consciência Negra - O Dia da Consciência Negra, comemora em 20 de novembro, nos remonta a morte do líder Zumbi dos Palmares, ocorrida em 20 de novembro de 1965.

Zumbi entrou para a história pela luta em prol da libertação dos negros escravizados durante o período colonial no país. A data é considerada como uma ação afirmativa de promoção da igualdade racial e uma referência para a população afrodescendente dedicada à reflexão do racismo, suas consequências e a inserção dos negros na sociedade brasileira.

Nos siga no Google Notícias