ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Águas desativa estação de tratamento de esgoto da Coophatrabalho

Edmir Conceição | 16/12/2011 19:53

A Águas Guariroba realizou nesta sexta-feira a desativação oficial da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Coophatrabalho. A estação fica localizada na esquina da Avenida Café Filho com a Rua Guatambu.

“Hoje estou muito honrado, e na qualidade de líder comunitário, quero agradecer esta desativação que vem como presente antecipado de natal para toda a comunidade”, afirma Ataíde Reis, liderança do bairro Coophatrabalho e membro do Conselho da Região do Imbirussu.

Com a mudança, todo o esgoto coletado no bairro será tratado pela Águas Guariroba na ETE Los Angeles. “A empresa mostra compromisso com a população quando vemos mais uma etapa desta concessão melhorando a qualidade de vida das pessoas”, avaliou o presidente da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos (Agereg), Marcelo Amaral.

De acordo com o promotor de Justiça do Meio Ambiente, Alexandre Raslan, além da desativação da ETE promover ganhos ambientais, a ação significa resultados em qualidade de vida dos moradores do entorno. “Grande parte da população vive nos centros urbanos, então há preocupações com mobilidade, infraestrutura, mas também é importante lembrar da saúde humana, e saneamento é isso. É uma forma de se combater várias doenças”, lembrou.

O presidente da Águas Guariroba, José João Fonseca, ressaltou que os maiores beneficiados com a desativação da ETE são os moradores do bairro. “É um benefício garantido para todos eles e reflexo dos investimentos que estamos levando para a região”, afirmou, completando que a desativação foi realizada pela empresa mesmo sem obrigação contratual da concessão.

Com a ETE Coophatrabalho, já se somam seis estações desativadas na Capital. A estação foi ativada na década de 1980, concebida juntamente com o conjunto habitacional, até então operava com vazão de 12 litros por segundo e atendia aos moradores do Coophatrabalho e o Colégio Militar.

Sanear Morena 2 - A desativação da ETE Coophatrabalho faz parte das ações do Programa Sanear Morena 2, que está ampliando e aperfeiçoando a rede coletora de esgoto em toda a região do Imbirussu, que está recebendo investimentos de R$ 45 milhões em saneamento.

A concessionária vai implantar mais 13 mil ligações domiciliares em 33 bairros da região. A rede de esgoto terá um acréscimo de 139 quilômetros e vai beneficiar 42 mil pessoas. Também será construída uma nova ETE para atender a área do Imbirussu.

Nos siga no Google Notícias