ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Águas Guariroba mostra tecnologia na maior feira de saneamento da América

Vinícius Squinelo | 16/09/2013 20:49

De 15 a 18 de setembro, a capital de Goiás, Goiânia, recebe a maior e mais expressiva feira de tecnologias de saneamento ambiental de toda a América Latina, que este ano chega à décima edição. A Fitabes - Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental, reúne mais de 200 marcas expositoras, entre as principais empresas do setor, para expor as novidades em tecnologias, produtos, serviços e equipamentos. Entre elas está a Aegea, controladora da Águas Guariroba – concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Campo Grande.

Holding de saneamento do Grupo Equipav, a Aegea participa da Fitabes com um estande onde apresenta seu portfólio e um painel com quatro telas que transmitem online informações dos Centros de Controle Operacional de três concessionárias: Aguas Guariroba (Campo Grande, MS), Águas do Mirante (Piracicaba,SP) e Prolagos (Região dos Lagos, RJ). Do Centro de Convenções em Goiânia estão sendo monitorados, em tempo real, os serviços de produção, reservação e distribuição de água, recalque dos esgotos através das estações elevatórias de esgoto, programação dos serviços nas redes, instalações e equipamentos, bem a segurança patrimonial das instalações das empresas.

Inaugurado há cinco anos na sede da Águas Guariroba, o Centro de Controle Operacional dos sistemas de água e de esgoto de Campo Grande está entre os mais completos e modernos do Brasil no setor de saneamento. Boa parte da tecnologia utilizada foi desenvolvida pela própria equipe da concessionária. Além do controle dos equipamentos a longa distância e em tempo real, no CCO são desenvolvidos projetos voltados à eficiência na prestação dos serviços, visando a redução de perdas no sistema de abastecimento, a eficiência energética e a garantia da continuidade do fornecimento de água, por exemplo.

Aegea - Atualmente, a Aegea, detêm 15% do mercado privado atuando em 26 municípios de cinco Estados: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. A companhia posiciona-se como uma das maiores empresas do setor privado de saneamento no Brasil, na qual trabalham mais de 2 mil colaboradores. Entre os municípios abrangidos pela concessão, estão Piracicaba (SP), Campo Grande (MS); Cabo Frio, Armação dos Búzios, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande e Arraial do Cabo (RJ); Campo Verde, Primavera do Leste, Pedra Preta, Poconé, Jauru, Carlinda, Peixoto de Azevedo, Marcelândia, Santa Carmem, União do Sul, Vera, Sorriso, São José do Rio Claro, Nortelândia, Cláudia, Jangada, Porto Esperidião e Barra do Garças (MT); Penha (SC).

A Fitabes, consagrada como um ponto de encontro entre os tomadores de decisão e gestores de políticas e projetos em saneamento ambiental e os fornecedores de equipamentos e prestadores de serviços para o setor, espera receber nove mil visitantes nesta edição. O evento acontece em paralelo ao 27º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, promovido pela ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental. Nele, estão sendo apresentadas palestras, debates, painéis e mesas-redondas, com a exposição de variados temas.

Nos siga no Google Notícias