A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

27/07/2012 13:59

Aldeias indígenas em MS vão receber atendimento odontológico móvel

Viviane Oliveira e Mariana Lopes
As duas vans vai beneficiar 70 mil indígenas de MS.(Fotos: Mariana Lopes)As duas vans vai beneficiar 70 mil indígenas de MS.(Fotos: Mariana Lopes)
Acoplado ao veículo, a carroceria carrega um gerador, responsável por fornecer energia durante atendimento. Acoplado ao veículo, a carroceria carrega um gerador, responsável por fornecer energia durante atendimento.

Duas Unidades Odontológicas Moveis foram entregues pelo Ministério da Saúde para atendimento à saúde bucal indígena em Mato Grosso do Sul. A entrega foi feita na manhã desta sexta-feira (27) na sede do DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena), em Campo Grande.

De acordo com o órgão, aproximadamente 70 mil indígenas serão beneficiados com os veículos que vão oferecer tratamento clínico odontológico. Cada van vai realizar até 350 atendimentos por mês.

O chefe do DSEI em Campo Grande, Nelson Carmelo Olazar, disse que as visitas vão começar em agosto, sem prazo para acabar. Os serviços serão de rotina em área de difícil acesso. “O foco serão os acampamentos na beira de estrada”, relata.

Segundo Nelson, no Estado são 75 aldeias indígenas que já tem atendimento odontológico. “A principio as vans vão atender, onde ainda não tem o serviço”, explica, acrescentando que são dois veículos, cada um com uma equipe que contém um dentista, auxiliar de saúde bucal e o motorista.

A entrega faz parte de uma compra nacional de 25 unidades móveis em que o Ministério da Saúde investiu R$ 3,85 milhões na compra dos veículos e equipamentos.

Segundo o secretário Especial de Saúde Indígena, Antônio Alves de Souza, as unidades móveis fazem parte do Programa Brasil Sorridente Indígena.

“A ação ampliará o acesso dessa população à atenção odontológica qualificada, levando aos locais que têm dificuldade de acesso aos serviços de saúde”, disse o secretário.

Como funciona - As Unidades Odontológicas Móveis contam com um consultório odontológico equipado com cadeira, kit de aparelhos, refletor, amalgamador e fotopolimerizados, raio-x odontológico e autoclave para esterilização do material.

Conforme o órgão, todas as vans tem ar-condicionado, pia para lavagem das mãos, reservatórios de água, armários para armazenagem de material e, acoplado ao veículo, uma carroceria que carrega um gerador, responsável por fornecer energia a unidade móvel.

Aldeias indígenas vão receber atendimento odontológico in loco
Comunidades indígenas receberão até o fim deste mês unidades móveis para assistência odontológica. Vinte e cinco vans equipadas para atendimento odon...
Carro roubado no RJ é recuperado em estrada rumo ao Paraguai
Um automóvel recentemente roubado no Rio de Janeiro foi recuperado por policiais militares em uma estrada vicinal de Japorã –a 487 km de Campo Grande...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions