A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

22/09/2014 09:31

Além de temporais e calor, Primavera terá chuvas à tarde e noite em MS

Aliny Mary Dias
Estação das flores começa às 22h29 desta segunda-feira (Foto: Marcos Ermínio)Estação das flores começa às 22h29 desta segunda-feira (Foto: Marcos Ermínio)

A estação das flores começa hoje (22), mais precisamente às 22h29, e a previsão é de que os próximos três meses sejam chuvosos, principalmente nos fins de tarde e à noite, em todo o Mato Grosso do Sul.

O prognóstico do Cemtec-MS (Centro de Monitoramento de tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos) indica que no Estado as chuvas serão mais intensas e frequentes, muito em razão do aumento do calor durante o dia e da proximidade do verão.

As pancadas de chuva devem vir, em algumas regiões do Estado, acompanhadas de trovoadas, ventos fortes e até queda de granizo. Há também a expectativa de que o fenômeno El Niño apareça no Estado, isso significa que as frentes frias ficarão longe.

No entanto, como sempre acontece, uma mudança no clima está prevista para a segunda quinzena de outubro, quando uma frente fria deve passar por Mato Grosso do Sul, mas os termômetros devem cair de 2°C a 3°C. No ano passado, em Campo Grande, a temperatura mínina na primavera ocorreu em setembro quando os termômetros marcaram 6,9°C.

Ipês floridos se destacam nas ruas de Campo Grande (Foto: Marcos Ermínio)Ipês floridos se destacam nas ruas de Campo Grande (Foto: Marcos Ermínio)

A previsão detalhada mês a mês do Cemtec, revela que esses últimos dias de setembro de calor, com temperaturas acima da média. Na região centro-leste, o calor deve ser intenso. As chuvas caem com maior intensidade em Corumbá, Porto Murtinho e região do bolsão. A chuva também será intensa na Capital.

Os primeiros 15 dias de outubro, segundo indica a previsão, serão de termômetros ainda nas alturas, principalmente na região sudeste comoe m Bataguassu e Anaurilândia. O principal problema da quinzena será a umidade relativa do ar, que deve ficar abaixo dos 30%.

A chuva vai vir mesmo nos últimos 15 dias de outubro, tudo porque duas frentes frias são esperadas em Mato Grosso do Sul. Na região de Corumbá, as chuvas ficam acima da média e na região central, chove menos do que o que vem sendo registrado nos últimos anos.

Em novembro, o calor volta com força ao Estado com máximas que podem chegar aos 36°C e a umidade relativa do ar volta a preocupar, com índices oscilando entre 15% e 25%, números críticos. A chuva vai ser menos intensa nas regiões sul e sudeste de Mato Grosso do Sul. Chove mesmo em Porto Murtinho e Sonora.

No último mês do ano e da estação das flores, o calor continua acima da média e um evento chamado de Zona de Convergência do Atlântico Sul traz muita chuva para o Estado entre os dias 5 e 15 de dezembro.

Apesar de calor continuar intenso, chuvas de tarde e à noite aliviam o calorão (Foto: Marcos Ermínio)Apesar de calor continuar intenso, chuvas de tarde e à noite aliviam o calorão (Foto: Marcos Ermínio)


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions