ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Anatel suspende promoções de operadoras de celular até janeiro

Paula Maciulevicius | 23/12/2012 21:14

As operadoras de telefonia celular só vão voltar a fazer promoções que gerem impacto em suas redes a partir de janeiro. A suspensão foi determinada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

A decisão de suspender as promoções é devido ao aumento das reclamações de clientes nos últimos meses e ao temor de que a rede de telefonia das operadoras não suportasse o tráfego adicional de dados, a internet móvel, e voz, provocando queda na qualidade do serviço.

Com essa mesma justificativa, é que a Anatel suspendeu uma promoção da Tim, em novembro, que permitia aos usuários fazer ligações ilimitadas entre números da operadora pagando R$ 0,50 por dia - a tarifa regular da operadora é de R$ 0,25 por ligação. A operadora chegou a entrar na Justiça contra a decisão, mas teve o pedido recusado.

De acordo com a Anatel, no final de novembro a agência também recusou um pedido da Claro para colocar no mercado uma promoção parecida com a da Tim. A Oi chegou a preparar oferta do tipo para clientes, mas recuou diante da possibilidade de uma intervenção do órgão regulador.

O superintendente de Serviços Privados da Anatel, Bruno Ramos, explicou que nesta época de Natal é que se tem o maior tráfego na rede de telefonia e por isso não seria o melhor momento para promoções que possam gerar impacto ainda maior.

“A partir de janeiro, por conta das férias, o tráfego tem uma queda e então essas promoções podem ser liberadas”, acrescentou.

O superintendente lembra que as operadoras continuam sob monitoramento da Anatel, resultado do acordo que permitiu à TIM, à Claro e à Oi voltarem a habilitar seus chips. Em julho, as três ficaram proibidas de ligar novos clientes às suas redes por conta do aumento de reclamações e só foram liberadas depois de apresentarem planos de investimentos para solucionar os problemas.

Na época, o critério adotado pelo órgão foi suspender a venda de chips da operadora com o pior índice de qualidade em cada estado. Para definir quais as empresas punidas e onde, foram considerados os números de reclamações na Anatel, de chamadas não completadas e de interrupções de ligações.

A TIM ficou proibida de ativar novas linhas em 18 estados e no Distrito Federal. Já a Oi foi punida em cinco. A suspensão para a Claro valeu em três estados. A Vivo não foi punida pela Anatel porque não registrou os piores índices em nenhum estado. (Com informações do G1 de Brasília).

Nos siga no Google Notícias