A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

23/12/2012 21:14

Anatel suspende promoções de operadoras de celular até janeiro

Paula Maciulevicius

As operadoras de telefonia celular só vão voltar a fazer promoções que gerem impacto em suas redes a partir de janeiro. A suspensão foi determinada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

A decisão de suspender as promoções é devido ao aumento das reclamações de clientes nos últimos meses e ao temor de que a rede de telefonia das operadoras não suportasse o tráfego adicional de dados, a internet móvel, e voz, provocando queda na qualidade do serviço.

Com essa mesma justificativa, é que a Anatel suspendeu uma promoção da Tim, em novembro, que permitia aos usuários fazer ligações ilimitadas entre números da operadora pagando R$ 0,50 por dia - a tarifa regular da operadora é de R$ 0,25 por ligação. A operadora chegou a entrar na Justiça contra a decisão, mas teve o pedido recusado.

De acordo com a Anatel, no final de novembro a agência também recusou um pedido da Claro para colocar no mercado uma promoção parecida com a da Tim. A Oi chegou a preparar oferta do tipo para clientes, mas recuou diante da possibilidade de uma intervenção do órgão regulador.

O superintendente de Serviços Privados da Anatel, Bruno Ramos, explicou que nesta época de Natal é que se tem o maior tráfego na rede de telefonia e por isso não seria o melhor momento para promoções que possam gerar impacto ainda maior.

“A partir de janeiro, por conta das férias, o tráfego tem uma queda e então essas promoções podem ser liberadas”, acrescentou.

O superintendente lembra que as operadoras continuam sob monitoramento da Anatel, resultado do acordo que permitiu à TIM, à Claro e à Oi voltarem a habilitar seus chips. Em julho, as três ficaram proibidas de ligar novos clientes às suas redes por conta do aumento de reclamações e só foram liberadas depois de apresentarem planos de investimentos para solucionar os problemas.

Na época, o critério adotado pelo órgão foi suspender a venda de chips da operadora com o pior índice de qualidade em cada estado. Para definir quais as empresas punidas e onde, foram considerados os números de reclamações na Anatel, de chamadas não completadas e de interrupções de ligações.

A TIM ficou proibida de ativar novas linhas em 18 estados e no Distrito Federal. Já a Oi foi punida em cinco. A suspensão para a Claro valeu em três estados. A Vivo não foi punida pela Anatel porque não registrou os piores índices em nenhum estado. (Com informações do G1 de Brasília).

Anatel suspende promoção da operadora TIM com receio de piora nos serviços
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) suspendeu a promoção Infinity Day, da TIM, com receio que aconteça um aumento de tráfego que a rede d...
Anatel multa a Oi por problemas na prestação de serviços na telefonia fixa
O Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) indeferiu os recursos apresentado pela Oi referentes a multas aplicadas por probl...
Anatel determina gratuidade nas ligações de orelhões da Oi
A partir do dia 30 deste mês, as ligações locais para telefones fixos feitas em orelhões da operadora Oi em 2.020 municípios não poderão ser cobradas...
Anatel libera venda de chips de celulares da TIM, Claro e Oi
Depois de 11 dias de proibição, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou a liberação da venda de novas linhas de celulares e internet...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions