A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

19/02/2011 11:28

Animais do Le Cirque apreendidos em MS podem ser devolvidos a donos

Aline Queiroz

Entre os bichos encontrados supostamente em situação de maus-tratos estão elefantes e girafas

Elefante no zoológico de Brasília. Foto: DivulgaçãoElefante no zoológico de Brasília. Foto: Divulgação

O Zoológico de Brasília tenta impedir a devolução aos proprietários do Le Cirque de seis animais que foram apreendidos em Mato Grosso do Sul no ano de 2008, após a Justiça reverter a condenação dos donos do circo.

Os proprietários do Le Cirque foram condenados por maus-tratos porque, segundo a denúncia do Ministério Público, o circo não apresentava condições mínimas de segurança, nutrição e saúde para os animais.

No entanto, a 3ª Turma Criminal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal reviu a decisão em primeira instância e absolveu os réus.

Para os desembargadores, não há provas suficientes para comprovar os maus-tratos aos animais.

Em agosto de 2008, a PRF (Polícia Rodoviária Federal) flagrou em São Gabriel do Oeste animais que tinham mandado de busca e apreensão.

Em Mato Grosso do Sul, a Polícia encontrou carretas com elefantes e rinocerontes.

A partir do flagrante feito no Estado, mais animais foram apreendidos.

Ao todo, foram 22 animais foram confiscados pela Justiça.

Os bichos viviam em zoológicos e santuários ecológicos espalhados pelo país.

Em Brasília, estão um rinoceronte, um elefante, um camelo, um hipopótamo e duas lhamas, alvo desta ação.

O diretor-presidente do Zoológico da Brasília, José Belarmino da Gama, preparou um relatório para comparar a situação dos animais quando chegaram ao parque e as condições atuais, segundo informações da Agência Brasil.

“Os animais estão sendo muito bem cuidados aqui por técnicos, tratadores e veterinários. Muito diferente da situação em que eles se encontravam. Estavam sujeitos à restrição de movimento, transportes sucessivos. Eram ariscos, o estresse era visível”, disse à Agência.

O dossiê será entregue à Promotoria de Defesa do Meio Ambiente do MP do Distrito Federal e à procuradoria do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para servir de subsídio para um recurso judicial contra a devolução dos bichos.

Segundo Belarmino, o zoológico ainda não foi notificado da decisão judicial. “Vejo com tristeza essa possibilidade de os animais terem que voltar para o circo, as condições são incomparáveis”.

Chuva intensa de meteoros terá pico na madrugada de quinta-feira
A chuva de meteoros Geminídeos – uma das mais intensas e brilhantes do ano – vai ocorrer durante a noite de hoje (13) e a madrugada de amanhã (14) e ...
STF tem maioria a favor de delação negociada pela Polícia Federal
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou hoje (13) maioria para manter a autorização legal para que a Polícia Federal (PF) possa negociar delações pre...
UFGD oferece vagas em 36 cursos de graduação pelo Sisu
A UFGD (Universidade da Grande Dourados) está ofertando 944 vagas em 36 cursos de graduação para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada). As inscrições...


FICA O ALERTA PARA A DONA ONÇO DO **CRAS***, SE FUGIR NOVAMENTE VAI SER DOADA PARA O LE CIRQUE******KKKKKKK........
 
Paulo Duraes em 22/02/2011 08:45:41
Os animais devem sim retornar ao Le Cirque, pois poucas são as pessoas que sabem que os interesses dos zoologiscos em terem animais desse porte são enormes. Quando o Ibama fez no Estado a apreensão dos animais, já tinha valores pré definido para cada animal, caso conseguissem deixar no zoologico em Brasília. Pagava se 1 milhão pelo elefante, quando na verdade esse anima chega a custar 4 milhões. E os demais bichos valia de 500 mil a 800 mil reais. Com tanto interesse em prejudicar o circo, alguém queria faturar o seu... O dono do circo na época chegou a mostrar para o Fernando Soares uma gravação de um fiscal do Ibama com um diretor de um zoologico, fazendo ofertas assustadoras, para ter os animais em seu parque para visitação. Com tantos animais num zoologico, só com entradas, eles faturam alto.
 
Fernando Soares em 21/02/2011 11:16:53
A população do Mato Grosso deve se mobilizar em frente ao Circo numa manifestação ardorosa contra essa vergonha.
Deve-se promover um boicote contra esse circo maldito.
Esses desembargadores não têm conciência nem amor aos animais.

 
Dora D'Aquino em 21/02/2011 07:23:57
A justiça tem que perguntar é para os bichos, se eles querem voltar para aquela vida errante desconfortavél e humilhante, em que eles viviam de cidade em cidade sendo usados para alegrar pessoas sem um minimo de respeito pela vida daqueles seres, mesmo sendo eles chamados erradamente, do meu ponto de vista, de "ANIMAIS IRRACIONAIS" pois creio que a irracionalidade neste caso, está do outro lado, na platéia "E NÃO NO PICADEIRO."
 
Antonio Mazeica em 20/02/2011 08:46:47
VERGONHA A NOSSA JUSTIÇA?/ QUE JUSTIÇA? OS ANIMAIS ERAM MAL TRATADOS, TUDO FOI COMFIRMADO.. AGORA VIVEM BEM NO ZOO....E QUEREM DAR DE VOLTA OS ANIMAIS AO CIRCO ......VERGONHAAAAAAA
 
vinicius marques em 20/02/2011 07:55:36
esse é mais um absurdo que acontece emnosso pais.é claro e notorio que animais em circo nao são cuidados como deveriam e no traporte de uma cidade para outra fica pior.isso sem falar na maneira como sao adestrados para os seus numeros de apresentação, pois eles são na maioria das vezes espancados para ficarem obedientes.tomara que não se concretize essa injustiça e os animais fiquem onde estao para serem bem tratados e servirem de exmplo para outros circos
 
jarbas pereira em 19/02/2011 12:25:37
AGORA É O MOMENTO DE TODAS AS ONGS,se unirem em defesa desses animais.Inclusive pedir ajuda internacional.Se animais dessem voto, quem sabe algum POLÍTICO faria algo por essas VIDAS...Alguns DESEMBARGADORES do nosso país sem COMENTÁRIOS...A população têm que tomar consciência, das monstruosidades(maus tratos e até morte) que ocorrem nesses circos, pelo mundo a fora e boicotar "espetáculos com animais." Espero que esses monstros, não consigam a devolução dos referido animais.
 
neide de oliveira em 19/02/2011 08:44:45
CURIOSA ESSA DETERMINAÇÃO ; NA REALIDADE , EXISTEM OUTRAS "COISAS" POR TRÁS DISSO TUDO !!! NA ÉPOCA , UM ELEFANTE , AO RELENTO , EMBAIXO DE UMA ÁRVORE E UM HIPOPÓTAMO ( PRESO NUM DOS CAMINHÕES DO CIRCO ) FORAM VISTOS NUMA CHÁCARA NA VILA ALBUQUERQUE !!! INFELIZMENTE , O ANIMAL MAIS SELVAGEM , HOJE , É O PRÓPRIO HOMEM !!!!!
 
PAULO ROGERIO DIAS LESSA em 19/02/2011 07:34:50
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions