A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

23/02/2016 12:41

Ano letivo na rede estadual começará com uniforme, merenda e kits

Ricardo Campos Jr.
Kits de materiais e uniformes que serão entregues aos estudantes dia 29 (Foto: Gerson Walber / arquivo)Kits de materiais e uniformes que serão entregues aos estudantes dia 29 (Foto: Gerson Walber / arquivo)

As aulas na rede estadual de ensino começam no dia 29 de fevereiro e, pela primeira vez, a merenda já está garantida e os kits de materiais e uniformes estarão à espera dos estudantes no primeiro dia do ano letivo. Em anos anteriores, a compra de algum desses itens sempre atrasava e a entrega era feita após o retorno das crianças e adolescentes.

Conforme o secretário de Administração e Desburocratização de Mato Grosso do Sul, Carlos Alberto de Assis, os editais para a licitação dos materiais, comida e camisetas foram abertos em agosto do ano passado.

“Isso é uma coisa de planejamento. Todo ano a gente sabe que a aula começa em fevereiro, no mais tardar em março. Nós fizemos um planejamento, inclusive disponibilizamos no ano passado tudo aquilo que o estado pretende comprar em 2016. Antecipamos algumas compras porque sabíamos que não daria para abrir licitação em janeiro sabendo que as aulas estavam previstas para o inicio de fevereiro”, diz.

Segundo ele, foram colocadas em uma planilha todas as compras necessárias para todas as pastas do governo para gerir os procedimentos licitatórios.

“Fomos de secretaria em secretaria para saber o que elas precisariam de compras para 2016. Nós pegamos que veio das secretarias e checamos com o que foi comprado em 2014 e até outubro de 2015 para se fazer uma média. Não queríamos comprar um numero muito acima do que iríamos precisar e não queríamos ficar muito aquém do que o governo necessita”, explica.

Assis adianta que pretende abrir em julho o processo de compra para material e uniformes para 2017. “Até agosto, quero estar com tudo isso fechado”.

Maria Cecília Amendola da Mota, secretária estadual de Educação, destaca a importância de começar o ano letivo com todos os elementos já adquiridos, facilitando o foco em outros aspectos importantes para os alunos.

“O ano passado foi um pouco difícil. Quando nós chegamos não tinha nada encaminhado. Um processo de licitação demora tempos para fazer. Deu tempo de fazer todo o processo e quando foi em novembro e dezembro os produtos começaram a chegar em Campo Grande e distribuímos para o interior. Nessa semana, o nosso foco é o planejamento pedagógico. O que iremos trabalhar com os alunos”, diz.

A entrega dos produtos logo no primeiro dia deve dar mais tranqüilidade às famílias dos estudantes matriculados na rede, na opinião de Maria Cecília. Ela comemora o ineditismo do feito, mas destaca que apesar de serem elementos importantes, não se sobrepõem à organização do ensino.

“Alimentação, uniforme e material são meios para o objetivo maior que é a aprendizagem. Queremos que a escola esteja pronta para o processo de ensino aprendizagem dia 29. Merenda e kit são importantes, mas não são essência. Para mim, o valor dessa ação está nisso. O início está focado para o estudante. Essa é a preocupação nossa”.

Governo altera datas de teste físico de concurso da Polícia Civil
Foram alteradas as datas para realização da avaliação de aptidão física dos candidatos que continuam a participar do conurso público para escrivão e ...
Mega-Sena acumula e prêmio no sábado pode chegar a R$ 39 milhões
A Mega-Sena mais uma vez ficou sem vencer na noite desta quarta-feira (13) e, assim, acumulou. O prêmio pode subir para R$ 39 milhões no sorteio do p...


Muito bom essa atitude do Governo do Estado, é assim mesmo que se deve governar, dando prioridade ao bem estar do povo, principalmente na saúde e educação
 
juvenul em 23/02/2016 18:48:20
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions