A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

14/04/2011 08:51

ANS proíbe que planos bonifiquem médicos por pedir menos exames

Fabiano Arruda

A ANS (Agência Nacional de Saúde) proibiu ontem que planos de saúde bonifiquem médicos que pedem menos exames a seus pacientes, prática conhecida como “consulta bonificada” ou “pagamento por performance”.

Na prática, o plano faz um contrato para que o médico peça menos exames e, em troca, os profissionais ganham no final do mês preço melhor pela consulta ou até bonificação em dinheiro.

Pela súmula da ANS, publicada no Diário Oficial, as empresas que descumprirem a determinação serão punidas com advertência ou multa que pode chegar a R$ 35 mil.

No Brasil, os planos e seguros de saúde são responsáveis pelo atendimento a 45,5 milhões de pessoas. O número de médicos que atendem pelos planos é de, aproximadamente, 160 mil, sendo que eles realizam anualmente cerca de 223 milhões de consultas e respondem por 4,8 milhões de internações.

Segundo informações da Folha Online, a FenaSaúde (Federação Nacional de Saúde Suplementar), que representa 15 dos maiores grupos de operadoras privadas de assistência à saúde, informou em nota que suas afiliadas "desconhecem a prática de inibir procedimentos médicos [como consultas] que está sendo objeto da súmula da ANS".



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions