ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Após 3 dias de viagem, bolivianos chegam a Capital rumo à Jornada

Mariana Lopes | 16/07/2013 21:34
Entre bolivianos e brasileiros, o sorriso falou mais alto do que o idioma (Foto: Cleber Gellio)
Entre bolivianos e brasileiros, o sorriso falou mais alto do que o idioma (Foto: Cleber Gellio)

Depois de quase três dias na estrada, o grupo com 60 bolivianos peregrinos chegou a Campo Grande na noite desta terça-feira (16), para participar da Semana Missionária, em preparação à Jornada Mundial da Juventude.

A viagem foi em um ônibus fretado, que saiu de Cochabamba às 14h de domingo (14) e encostou na Casa de Formação São Vicente Pallotti, no bairro Doutor Albuquerque, na Capital, às 19h20, de hoje.

Em torno de 25 jovens da Arquidiocese de Campo Grande fizeram a acolhida aos estrangeiros, que também desceram do ônibus esbanjando alegria. A emoção do encontro de bolivianos e brasileiros tomou conta da Casa Pallottina.

Com cantos e palmas, o idioma se tornou apenas um detalhe e o encontro dispensou palavras. Enquanto do lado de cá se dizia “seja bem vindo”, do lado de lá o “muito obrigado” também estava estampado no sorriso de cada jovem (de idade e de espírito).

O boliviano peregrino Jhojan Kenny Meza Diaz, 22 anos, ficou emocionado com o carinho que foi recebido em Campo Grande. “Estou muito feliz e sei que isso vai aumentar a cada dia, até a gente chegar à Jornada, está lindo”, comentou o jovem. E para retribuir a acolhida, ele veio vestido com a camiseta da seleção brasileira. “É para mostrar aos meus irmãos que eu estou feliz em estar aqui”, ressaltou o peregrino.

Jhojan diz que veio com a camiseta do Brasil para demonstrar o quanto está feliz em estar aqui (Foto: Cleber Gellio)
Jhojan diz que veio com a camiseta do Brasil para demonstrar o quanto está feliz em estar aqui (Foto: Cleber Gellio)

Ele conta que também trouxe uma faixa pintada com a imagem do Papa Francisco e do bispo de Cochabamba, Dom Tito Solari. “Se Deus quiser, vou conseguir entregar para o papa”, deseja o rapaz.

Mas o sentimento de felicidade de Jhojan, pela recepção dos brasileiros com o grupo boliviano, não é para menos. Segundo a professora Maricélia Moraes Ribeiro, 23 anos, que organizou a parte de acolhida da Semana Missionária, os jovens passaram os últimos dias com dedicação total para preparar este momento.

“Passamos uma semana fazendo lembrancinhas, cartazes e até um kit lanche que vamos entregar para eles no domingo, quando foram para o Rio de Janeiro”, conta a professora.

Depois do primeiro momento de euforia e acolhida, brasileiros e bolivianos foram para a igreja Santa Rita de Cássia, também no bairro Universitário, onde vão participar da missa de abertura da Semana Missionária.

No Brasil, 150 cidades realizam, a partir de hoje, a Semana Missionária. No total, 30 mil peregrinos estrangeiros já estão no Brasil para se preparar para a Jornada Mundial da Juventude, que este ano acontece no Rio de Janeiro, de 23 a 28 de julho.

Maricélia conta que os jovens ficaram a semana toda fazendo lembrancinhas e cartazes para receber os bolivianos (Foto: Cleber Gellio)
Maricélia conta que os jovens ficaram a semana toda fazendo lembrancinhas e cartazes para receber os bolivianos (Foto: Cleber Gellio)

Programação - Durante esta semana, os estrangeiros participam de visitas missionárias em comunidades carentes da cidade. Mas dentro da programação do evento, também terá atividades especiais abertas a toda população. A Semana Missionária ocorre em várias cidades do Brasil durante a semana que antecede a Jornada.

Na quinta-feira (18), a partir das 19h, terá a Noite Cultural, realizada na paróquia São Judas Tadeu, que fica na rua Fernando Augusto Corrêa da Costa, 58, bairro Jardim América. O evento terá shows com as bandas Sede de Deus, Ahava e Cristo Canta Contigo. Durante a programação também terá apresentação teatral com o Ministério de Artes Rumo ao Céu, e muita dança com os grupos Ballet Só Dança Auxiliadora, Ministério Psalmus e Ministério de Dança Magnífica.

Na sexta-feira (19), será feito um terço com luau, às 20h, na Casa de Formação São Vicente Pallotti, localizada na rua Júlio Verne, 01, bairro Dr. Albuquerque. Segundo a organização, será um terço diferente, animado e com muita música.

Para encerrar a Semana Missionária, terá a Missa de Envio no sábado (20), às 17h, no Poliesportivo Dom Bosco. Em seguida, terá show com as bandas Estação XV, Rumo ao Céu e Rei da Glória. Na missa, o arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa, dará a benção aos peregrinos e aos estrangeiros que vão para a Jornada Mundial da Juventude na próxima semana.

Nos siga no Google Notícias