ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Após 3 eleições, Célia Maria é nomeada reitora da UFMS

Redação | 10/11/2008 06:59

Após um conturbado processo eleitoral, a professora Célia Maria da Silva Oliveira foi nomeada reitora da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira.

A lista tríplice definitiva foi enviada ao MEC (Ministério da Educação) após três eleições na UFMS. A primeira, resultado de eleições entre a comunidade universitária, foi recusada pelo MEC.

Uma segunda decisão foi homologada, desta vez do Coun (Conselho Universitário), mas também foi anulada, a pedido do MPF (Ministério Público Federal), que solicitou a escolha realizada pelo Colegiado. Célia Maria foi a mais votada nas três consultas eleitorais.

A lista tríplice, por ordem de votação, era composta por Célia Maria, Antônio Osório e Jair Vicente. A consulta à comunidade acadêmica foi marcada por protestos dos universitários, que acamparam na instituição para defender uma velha cobrança: o voto paritário.

O voto dos professores vale 70%. Já o voto de funcionários administrativos e alunos correspondem a apenas 15% cada. Cálculo adotado pela instituição de ensino na primeira eleição.

Até a posse de Célia Maria em Brasília, a reitoria da UFMS será assumida pelo vice-reitor Amaury de Souza, pois esta segunda-feira marca o fim do mandato de Manoel Catarino Peró.

Nos siga no Google Notícias