A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

10/10/2015 08:29

Após 38 anos, tradicional romaria é cancelada devido a obras na BR-163

Flávia Lima
Romaria reunia pelo menos 100 veículos que seguiam para santuário, em Bandeirantes. (Foto:Arquivo/Campo Grande News) Romaria reunia pelo menos 100 veículos que seguiam para santuário, em Bandeirantes. (Foto:Arquivo/Campo Grande News)

Após 38 anos, a tradicional romaria até o Santuário Estadual de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Bandeirantes, a 70 quilômetros de Campo Grande, não acontecerá este ano. A comemoração, que sempre ocorria no dia 11 de outubro, véspera do feriado de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, costumava reunir pelo menos 100 veículos que saíam da Capital, levando até mil romeiros para celebrar a data no santuário.

De acordo com a secretária da igreja, Lindonês Modesti De Witt, a decisão de suspender a romaria foi d próprio padre do santuário, Laércio Chebelo, que tomou a decisão após conversas com a PRF (Polícia Rodoviária Federal), que alertou sobre as obras de duplicação da BR-163, além da implantação recente de uma praça de pedágio próximo ao município.

“Ele achou que ira causar muito tumulto para passar no pedágio e por isso decidiu retomar a tradição no próximo ano, quando a duplicação já deverá estar pronta”, afirma Lindonês.

No entanto, ela garante que o brilho das celebrações não deverá ser ofuscado pela mudança de planos. No dia 11, quando ocorria a romaria, haverá uma concentração de romeiros às 7 horas em frete ao posto de combustíveis Raffa, na entrada de Bandeirantes.

A partir das 8 horas os fiéis seguem em procissão até o santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida para participar da missa especial às 9 horas, que deverá ser celebrada pelo arcebispo Dom Dimas Lara Barbosa, auxiliado pelo padre responsável pelo santuário.

Na sequência haverá um almoço no salão paroquial, com apresentação do grupo Cheiro do Mato. Segundo Lindonês De Witt, a expectativa é reunir perto de duas mil pessoas nos dias de festa, já que no dia 12 também haverá missa a partir das 9 horas, seguida de almoço com show do grupo Eco do Pantanal.

“Muita gente está ligando confirmando presença. Acredito que os devotos de verdade não abandonam a tradição”, ressalta. Ainda no dia 12, após o almoço, haverá a coroação dos reis e rainhas da festa, representados por crianças da comunidade.

Devido ao grande número de fiéis, as celebrações acontecerão, como nos anos anteriores, na área externa da igreja. Como o santuário passa por reforma, todas as atividades acontecem no salão paroquial, que após a reforma, recebeu uma cobertura e capacidade para abrigar duas mil pessoas sentadas.

Ano passado, mais de 80 veículos saíram da Capital rumo a Bandeirantes em carreata. O grupo celebra a padroeira desde evento iniciado em 1977, pela devota Lucimara da Rocha, quando o trecho foi percorrido a pé.

A história da romaria remonta ao momento da divisão do Estado, quando Lucimara, ao ser atendida em uma graça, decidiu agradecer fazendo a romaria.

Outras igrejas – Apesar da celebração em Bandeirantes ser a mais tradicional, demais paróquias da Capital que também possuem a denominação de Nossa Senhora, programaram celebrações especiais e procissões no dia 12. Confira os principais eventos religiosos da data:

Paróquia São Judas Tadeu - Rua Fernando Augusto Corrêa da Costa, 58 – Jardim América

Haverá procissão a partir das 7h30. Os fiéis irão se encontrar com membros das outras sete comunidades católicas que integram a paróquia, na Via Morena. Já próximo do supermercado Açaí, o grupo segue para encontrar com mais fiéis próximo da UFMS. Ao todo estarão reunidas as paróquias São Martinho de Lima, Santa Rita de Cássia e Divino Espírito Santo. Por volta de 9h30 os fiéis participam de missa especial no Centro de Formação pertencente às paróquias palotinas, localizado atrás da Unaes. Após a celebração, haverá a coroação de Nossa Senhora e festa com barracas e show de prêmios.

Paróquia Nossa Senhora Conceição Aparecida - Avenida Tamandaré, 612 – Vila Planalto .

A comunidade organizou uma alvorada às 6 horas para, em seguida, às 7 horas, realizar uma procissão próxima a igreja. A partir das 8 horas acontece missa especial celebrada pelos padres Luciano Scampini e Marcio dos Reis.
À tarde haverá carreata a partir das 16 horas, rumo a região central da cidade. No retorno, os fiéis participam na igreja de missa comandada por Dom Dimas Lara Barbosa, às 19 horas

Paróquia Nossa Senhora da Guia – Rua Cabrália Paulista, 269, Jardim Centenário

Celebrada pelo padre Reginaldo Padilha, a missa especial acontecerá às 19h30 na comunidade matriz.

Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora- Rua Manoel Ferreira, 171 – Bairro Santo Antonio 

Segundo a coordenação das celebrações, a missa especial será na comunidade que faz parte da igreja, na paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada na Rua Paracatu, 328. As festividades começam às 6 horas, com alvorada e missa às 7h30.

Durante todo o dia haverá reza de terço até às 18h30, horário da procissão que vai sair da comunidade São Domingos Sávio, que fica na Rua Paracatu, 1346, Bairro Silvia Regina.

Após a procissão, os fiéis seguem para a igreja Nossa Senhora Aparecida, onde haverá missa especial às 19 horas, celebrada pelo padre Edmilson Tadeu Canavarros.

Paróquia Nossa Senhora Aparecida das Moreninhas - Rua Minas Novas, 550 – Bairro Cidade Morena

Os devotos realizam procissão às 18h30, com saída em frente a comunidade da Moreninha II, na igreja Nossa Senhora das Graças. Após passar por ruas do bairro, seguem até a paróquia onde acontece missa por volta de 19h15, celebrada por Dom Mariano. Após a celebração, será distribuído bolo à comunidade.

Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Rua Frei Gregório, 537 – Monte Líbano

Celebrada pelo frei Airton Guedes de Souza, a missa especial acontece a partir das 19 horas, que contará com a coroação de Nossa Senhora.

Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Vila Carlota

Procissão às 18 horas, seguida de missa às 19 horas comandada pelo frei Oscar Lagni.

MEC deve homologar Base Comum Curricular na próxima quarta-feira
O Ministério da Educação informou que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada hoje (15) pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), deve ser ...
Presos da penitenciária federal da Capital são julgados por crime em RN
Um preso custodiado no presídio federal de Campo Grande foi julgado, ao lado de outros três homens, na quinta-feira (14) e nessa sexta-feira (15) por...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions