A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

25/01/2011 12:00

Governo quer correção em novela sobre localização de Bonito

Paulo Fernandes

Fundação de Turismo enviou pedido ao autor Gilberto Braga.

A diretora-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Nilde Brun, enviou uma mensagem ao autor da novela Insensato Coração (Globo), Gilberto Braga, comunicando um erro no episódio da última sexta-feira e pedindo “possíveis reparações”.

Personagens falaram sobre Bonito, um paraíso turístico localizado a 257 km de Campo Grande, como se a cidade fosse mato-grossense.

No documento, Nilde Brun lembra que o município de Bonito foi eleito por nove anos consecutivos como o melhor destino de ecoturismo do Brasil, pelos leitores da Revista Viagem e Turismo, e é destaque no cenário do turismo nacional e internacional.

“Cientes do poder propagador da novela, pedimos que sejam feitas possíveis reparações, pois a cidade de Bonito está situada em Mato Grosso do Sul e não no Mato Grosso como deu a entender no diálogo. Essa informação equivocada gera prejuízos ao Estado e aos turistas que, mal informados, vão procurar a cidade de Bonito no Estado de Mato Grosso”, afirmou Nilde Brun.

O erro da novela sobre a localização de Bonito tem sido um dos assuntos mais discutidos nas mídias sociais em Mato Grosso do Sul.

Clientes de banco podem renegociar dívidas no "Caminhão do Quita Fácil"
A partir de segunda-feira (18), clientes das agências da Caixa de Campo Grande terão a possibilidade de renegociar suas dívidas atrasadas há mais de ...
Acordo entre poupadores e bancos vai beneficiar 30% dos que entraram na Justiça
Das 10 milhões de pessoas que entraram na Justiça por perdas no rendimento de cadernetas de poupança, apenas cerca de 3 milhões serão beneficiadas, s...


Já é a segunda novela do Sr. Gilberto Braga - Celebridades e Insensato Coração - que ele cita Bonito com MT e não com MS, se não aprendeu com o primeiro erro, dificilmente aprenderá com esse atual.
Na primeira novela Malu Mader citou Bonito como MT, depois de várias reclamações sua personagem veio até Bonito e falou que Bonito é em MS, mas nessa novela de agora a personagem morreu. Como falará????????
 
Fabiana Mota em 28/01/2011 10:33:48
Acho belissima a ideia da secretária de turismo, mas vai ficar por isso mesmo, pois ninguém de lá da Globo lê este jornal. kkkkk
É preciso colocar a boca no tronbone na folha de São Paulo, quem sabe muda as coisas em relação ao nosso Estado, porque quando o assunto é drogas aí falam bem certinhoMato Grosso do Sul, belezas naturas são citadas como Mato Grosso..
Obrigado
Carlos Alexandre de Souza
 
Carlos Alexandre de Souza em 26/01/2011 12:23:06
Concordo com o rapaz acima (Everton da Costa Teixeira). Quem assite programas como essas novelas da globo, não deveria esperar outra coisa senão essa ignorância. É de tamanha falta de cultura, q me admira ainda existirem pessoas q deem ibope a isso. Já q se quer assistir tv por assistir, assista o Chaves, ao menos já se sabe o q esperar do programa né? (Eu fico c o livro ou c um bom DVD)No Chaves não irão falar de Bonito!!
 
Silvana Freitas em 26/01/2011 05:33:47
É ADMIRÁVEL UM AUTOR DE NOVELA TÃO BEM CONCEITUADO COMO GILBERTO BRAGA COMETER UM ERRO ABSURDO COMO ESSE. SEMPRE ADOREI SUAS NOVELAS, POIS OS TEMAS SÃO BEM INTERESSANTES, FOI DECEPCIONANTE.
COMO UMA BOA SUL MATOGROSSENSE, FIQUEI CHATEADA COM ESSA CONFUSÃO EM RELAÇÃO AOS ESTADOS, POIS, SEMPRE PARECE QUE O MATO GROSSO DO SUL NÃO EXISTE NO MAPA.
 
DANIELLI LEITE DOS SANTOS PONTES em 25/01/2011 12:50:26
Duvido que faça a correção esta não é a primeira vez acontece este equivoco pelo profissionais da Globo, e não houve reparação
 
mariarosa sampaio em 25/01/2011 12:48:34
E na segunda-feira, tambem foi mencionado o nome(MATO GROSSO). Mas, nao eh so em novelas, eh lamentavel, nasci antes da divisao, mas sei que sou sul-matogrossense.
 
Luciano Rosa em 25/01/2011 12:41:12
Ué mas não era contra a mudança de nome do Estado, pois afinal descendemos de MT, então porquê reclamar?
 
Paulo Honorato em 25/01/2011 12:37:50
Essa "novela" sobre erros aos se referir do nosso estado não é de hoje e nem se sabe se um dia vai acabar. Até telejornais se referem ao estado de Mato Grosso do Sul como se fosse Mato Grasso. Lamentável.
Isso é fato, de chamarem nosso estado por outro nome, sabe-se bem ainda mais quem já morou em outro estado, como por exemplo no estado de SP onde a maioria sabe da divisão, porém todos citam de forma errada o nome.
Falta de conhecimento geográfico? Não!!! Falta de cultura!!!!
 
Willian Salviano em 25/01/2011 12:36:44
Quando ouvi aquele abisurdo,fiquei pasmada,acho que ele antes de escrever a novela teria que pesquisar as cidades e ter a certeza da localização.....mas isso acontece..mas tbm tem que ser reparada..
 
larissa primo em 25/01/2011 12:29:54
A correção do nome do estado precisa ser feita é por nós e não por autor de novela ou a rede Globo. Mais uma prova que é preciso urgentemente uma mudança de nome! Leia este blog! (http://pantanalsul.blogspot.com/2009/06/mudanca-do-nome-do-estado-por-alex.html)
 
Juliano da Silva em 25/01/2011 12:27:32
Não vai dar em nada.
A Globo vai começar a passar falando Mato Grosso do SUL e todo mundo vai esquecer... até a próxima falha de ignorância geográfica.
 
ANTÔNIO MARCOS ALENCAR DE LIMA em 25/01/2011 12:26:56
Bendita Globo que até quando erra a repercussão é outra! Bem feito pra todos nos sulmatogrossensses, pois passou da hora de mudarmos o nome de nosso Estado! Sempre que viajo me deparo com os equivocos em relacao ao nome...VAMOS APROVEITAR E LEVANTAR NOVAMENTE A BANDEIRA DA MUDANÇA DO NOME PRA "ESTADO DO PANTANAL"...o PANTANAL é NOSSO!!!
 
Jucli Stefanello em 25/01/2011 08:25:26
olá seus doidos, to nem ai para nome de estado, nao quero é que mexem no meu salario
 
jasmin da costa milagre em 25/01/2011 07:13:10
Acho certissimo a reclamação, pois eu vivo sempre corrigindo até conhecidos que moram em outros estados e a pouco tempo veio um ilustre palestrante em nossa cidade de Camp Grande e o mesmo também se referiu ao nosso estado dizendo Mato Grosso e ficamos até bicudos de fazer o eco " DO SUUUUUUUUUL. tem que botar a boca no trobone sim!
Mirte dos Santos Rufino
 
Mirtes dos Santos Rufino em 25/01/2011 05:47:40
A questão principal (além do turismo) é que essa eterna confusão compromete toda a identidade de um estado. Sou totalmente a favor da mudança do nome e quem acha "irrelevante" essa discussão é porque não consegue compreender as conseqüências indiretas que sofremos por conta disso (na economia, turismo e cultura). Estado do Pantanal, por que não?
 
Jéssica Nogueira em 25/01/2011 05:44:05
Coloca lá no diálogo dos atores alguma coisa tipo "OLHA ESSE CONTRABANDO PARTIU DE BONITO" para vocês verem se eles não dirão: "HÁ BONITO AQUELA CIDADE DE MATO GROSSO DO SUL????" aí sim eles vão dizer que é de MS, quando é coisa ruim é daqui quando não é, é de lá. Sai fora o autor seu moleque.
 
Douglas Ruiz em 25/01/2011 05:34:16
acorda andre puccineli!!!!!!(governador)
vai se preocupar com coisa mais importante,como dar suporte as micros e pequenas empresas e ate mesmo as grandes que é o que sustenta o seu estado hoje.digoMATO GROSSO DO SUUUUUUUUUUUUUUUUUL.
grandes coisas...................................
 
rosangela alves em 25/01/2011 05:32:39
Bonito no Mato Grosso é uma cidade fiquitícia da novela!
 
Paulo Eduardo em 25/01/2011 05:23:14
Tem mais é que mudar logo o nome do Estado!!!
 
Elton Ferreira em 25/01/2011 05:19:22
Existe um velho adágio popular que diz: "Um sot trouve toujours um plus sot que l'admire.” que traduzido ao português é: “Um tolo sempre encontra alguém mais tolo para admirá-lo." Ou seja, quem perde seu tempo assistindo a Rede Globo, em especial essas malfadadas novelas escritas por "conceituados" autores, que não se dão sequer o trabalho de pesquisar sobre o que pretendem escrever, não pode reclamar de ouvir absurdos! Isso é o óbvio. Se estivessem gastando o tempo com emissoras e programas de melhor nível cultural não teriam esse dessabor ao ouvir tal absurdo.
Existia um vinheta colocada no final de alguns programas da MTV que dizia "Desliga a TV e vai ler um livro." É isso que cada um de nós deveria fazer antes de cada uma das novelas da globo, em especial, os que se sentiram ofendidos com a troca do nome.
Afinal, até o "ET Bilú" já foi convicto em nos avisar: "Busquem conhecimento!!!"
 
Everton da Costa Teixeira em 25/01/2011 05:17:08
Eu sei que tem muitos assuntos mais importantes para serem resolvidos. MAS DEVEMOS RECLAMAR SIM QUANDO O NOME DO NOSSO ESTADO ESTIVER SENDO FALADO DE MANEIRA INCORRETA- EU TAMBEM MANDEI UM EMAIL PARA REDE GLOBO E RESPONDERAM QUE IRIAM PEDIR A CORREÇÃO POR PARTE DA DIREÇÃO DA NOVELA, VOU AGUARDAR , JA PENSOU SE NÓS FALASSEMOS QUE RIO DE JANEIRO FICA NO ESTADO MG, OU NO ESTADO DE S.P., E AI? COM CERTEZA NÃO IRIAM GOSTAR- O MATO GROSSO É UM BELO ESTADO E TEM SUAS MARAVILHAS NATURAIS- MAS O MATO GROSSO DO SUL MERECE SER RECONHECIDO COMO TAL- E ESSES POLITICOS TEM QUE PARAR DE QUERER MUDAR O NOME DO ESTADO- TEM QUE INVESTIR É NA DIVULGAÇÃO DA NOSSA CULTURA UM POUCO MAIS , VALORIZAR A NOSSA ARTE E NOSSOS ARTISTAS. VALORIZAR NOSSOS ATLETAS- AI SIM NOSSO ESTADO TERIA MAIS RECONHECIMENTO.
 
SHIRLEY CRUZ SILVEIRA em 25/01/2011 05:15:49
Não compreendo o porquê de tanta reclamação. Novela alguma vez transmitiu algum conhecimento a alguém neste país? Basta assistir com atenção que você perceberá que 90% dos assuntos que eles, os autores, tratam o fazem de forma errada, é provável que não realizam uma pesquisa sobre os assuntos que abordam, se por exemplo, o tema é relacionado a direito ou medicina as informação produzidas são lamentavelmente equivocadas. Depois ainda ficam passando aquele comercial ridículo afirmando a responsabilidade social das novelas.
 
Cleber Paulino de Castro em 25/01/2011 05:10:51
É O SEGUINTE A GLOBO VAZ O QUE QUER NO DO BRASIL ELA NÃO ESTÁ NEM AI PARA MATO GROSSO DO SUL O MT É MAIS RICO E COM CERTEZA TEM MUITO DINHEIRO ENVOLVIDO NO MEIO DISTO...
 
JOSÉ ANTONIO em 25/01/2011 05:03:54
Sempre que ocorre um equívoco entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, os equivocados de carteirinha entram em cena para pedir a mudança do nome do Estado.
É bem verdade, que um nome diferente individualizaria melhor o Estado. No entanto, não basta mudar o nome, tem que mudar a política de divulgação do nosso Estado, fazendo com que nossas características sejam evidenciadas, até porque ninguém confunde Rio Grande do Norte e Sul.
 
Jamil Ambe Rosa em 25/01/2011 05:02:11
PRA VOCES VEREM NOSSOS POLITICOS SÃO TÃO APAGADOS NO CENARIO NACIONAL QUE NOSSO ESTADO NEM EXISTE PERANTE O RESTO DO PAÍS, AGORA FALAR QUE O GILBERTO BRAGA É CONCEITUADO É O MESMO QUE FALAR QUE MATO GROSSO DO SUL É MATO GROSSO, TUDO QUE A GLOBO FAZ O POVO ENGOLE E ACHA QUE É A COISA MAIS LEGAL DO MUNDO, VAMOS BOICOTAR A EMISSORA, NÃO ASSISTAM A NOVELA QUE É ESCRITA, EDITADA E REVISADA POR IGNORANTES, MUDEM DE CANAL NO HORARIO, MAS VOCES NÃO CONSEGUEM NÉ?
 
maximiliano nahas em 25/01/2011 05:00:16
O Estado tem muita coisa pra se preocuar mesmo, inclusive com o Turismo, descordo totalmente de quem acha esse descaso com MS sem importância. Porque Bonito não fica no MT, e sim no MS!!! Também fiquei muito decepcionada com o autor da Novela, afinal, para uma mídia com o porte da TV Globo, não é legal esse tipo de erro. Quem não deixou o queixo cair quando ouviu "BONITO-MT". É tão injusto que chega ser cômico!!!
 
Nataly Dalbosco em 25/01/2011 04:57:28
Tem gente que ainda acha que Campo Grande é MT, viajo direto para o Rio de janeiro e eles falam para mim... Campo Grande - Mato Grosso, ai eu digo do Sulllllllllllllllll!!!!
 
Carina Ricci em 25/01/2011 04:57:26
O buraco é mais acima. Esses erros são recorrentes, e reclamar deles, para quem não é sul-mato-grossense, parece picuinha. Talvez até seja. Mas, a picuinha maior são da parte dos atuais governantes, que se recusam a discutir a questão com o povo, pela simples razão de ter sido "levantada" pelo ex-governador do PT. Pensamentos tacanhos como esse atrasam realmente o Estado, e não dá para ficar fazendo cobranças públicas de televisões e autoridades do resto do País sem que se resolva esta quisila interna. Pelo visto, teremos que esperar terminar o reinado de André I e único para começarmos a debater o assunto.
 
Arthur Netto em 25/01/2011 04:54:49
Concidência ou não, hoje enviei email a um fabricante de briquedos, pois num brinquedo intitulado "boa viagem Brasil", que alguns leitores devem conhecer, na parte referente a Campo Grande, cita como destaque turístico o "Véu da Noiva" - aquela cachoeira próxima à cidade de Chapada de Guimarães. Portanto, o que falta é conhecimento, é leitura, é cultura no povo brasileiro. O brasileiro não valoriza conhecimento, escolaridade e cultura. Tanto é que votaram e apoiaram um presidente semialfabetizado, que indiretamente fazia apologia da ignorância. Isso é mau para o Brasil.
No tocante ao Mato Grosso do Sul, eu já perdi as esperanças que o povo brasileiro, especialmente, paulistas, paranaenses e gaúchos aprendam um dia a falar corretamente o nome do Estado.
Só por Deus.
 
J. Coelho em 25/01/2011 04:50:47
Larguem da assistir novela e vao ler um livro que voces ganham muito mais.
 
JUCA BATISTA em 25/01/2011 04:43:57
ISSO NEM É QUESTÃO DE SER POR CONTA DE PREJUIZO PARA O ESTADO OU INFORMAÇÃO ERRADA A TURISTAS, É QUESTÃO DE CULTURA E RESPEITO POR NOSSO ESTADO E PAIS. UM NOVELISTA DO NIVEL DE GILBERTO BRAGA NUNCA PODERIA TER COMETIDO UM ERRO DESSE TAMANHO.
 
ANGELA CAMPOS em 25/01/2011 04:42:11
De que vale escrever uma novela para todos os brasileiros, se o autor nao conhece o nosso Brasil?
Aqui em Mato Grosso do Sul tem antas, burros, muitos animais pouco acefalados assim como no Projac (Central Globo de Producoes). Incorrigivel...
 
NELSON DIAS em 25/01/2011 04:41:07
Eu achei lamentável esse equivoco do autor e mais, repetiram mais três dias seguidos, a confirmação de que o piloto iria para o Mato Grosso.
Gente, é horrível este erro, patético e pra não dizer pior, foi péssimo mesmo.
Eu acho que é o mínimo que o autor deve fazer, referente a este episódio.
 
Ana Paula França em 25/01/2011 04:38:57
É lamentével. mas vejo isso todos os dias, e vai continuar assim e nós temos que aceitar porque quando sugere a mudança do nome do estado todos ficam contra. Não têm outra solução a não ser a alteração do nome do estado.
 
Adilson Carvalho de Oliveira em 25/01/2011 04:37:22
vamos doar mapas do Brasil para a tv globo, provavelmente com tantos mapas eles estudem e deixam de tanta ignorancia.
 
maria diana r silva em 25/01/2011 04:32:35
Mas geeeeente!!!!! já tivemos outros comentários sobre a total ignorância da população brasileira....afff nao é a primeira vez e nao será a ultima....infelismente. Sem maiores comentários ne?
 
ana claudia em 25/01/2011 04:26:19
Há muitos anos não assisto à Rede Globo, tampouco a TV Morena sua afiliada. Os jornais locais são horrorosos. Só falam sobre a ararinha azul e cavalos árabes. O Faustão e o William Bonner são dois chatos. A Xuxa, já uma senhora, falando "baixinhos" com biquinho e aquela foz forçada de criança. O tal de Big Brother é carta marcada. Homens bombados e afetados. Mulheres bonitas que depois saem peladas em posições ginecológicas. Não há mais nada de cultura na Rede Globo. Ademais, ninguém comete equívocos falando que Bagé fica no Rio Grande do Norte e Mossoró fica no Rio Grande do Sul.
 
Edivaldo Moraes em 25/01/2011 04:25:20
Se todas as vezes que a Globo errar o nome do MS nós reclamarmos vamos ficar malucos. nossos artistas tambem pisam na bola ,veja exemplo:Nei Matogrosso no programa do Jo, Jo pergunta Nei vc é de que cidade ,sou de Bela vista ,Jo, onde fica ,Nei responde, fica no Mato Grosso[Programa do faustao, e agora direto de Varzea Grande Mato Grosso do Sul .Programa da Baby nem existe mais , ela foi entrevistar um garoto genio que acertava todas as capitais do Brasil e de paises a fora ., ela pra sacanear com o moleque mandou essa fala pra mim o nome da capital de Mato Grosso do Sul e o moleque genio supe dotado respondeu na lata Cúiaba.
 
Jonas Carvalho em 25/01/2011 04:12:00
Bem disse o ET Bilu: Busquem conhecimento...de geografia...é uma piada...quem viaja, quem tem poder aquisitivo e cultura, e pode fazer turismo, não perde tempo com novela...
 
Joe Santos em 25/01/2011 04:07:31
Até que enfim a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul tem o que fazer, porque buscar recursos no Ministério do Turismo para investir nas cidades com potenciais turísticos do estado, como Aparecida do Taboado, por exemplo, até hoje nada. Pelo amor de Deus*
 
Camila Helem em 25/01/2011 04:04:54
...BEM FEITO QUANDO ZECA QUERIA MUDAR O NOME DO ESTADO,FOI AQUELA CONFUSAO,SE TIVESSE MUDADO NAO PRECISAVA NADA DISSO....TA CERTINHO O AUTOR GLOBAL PARABENS PRA ELE.SI O TURISTA NAO ENCONTRAR BONITO EM MATO GROSSO VAI ENCONTRAR A CHAPADA QUE É BONITO TAMBEM......
 
antonio conceiçao da silva em 25/01/2011 03:54:05
Eu acho que tem que ser cobrado reparação. Essa de trocar
o nome do nosso estado pra que as pessoas falem certo, eu não concordo!!! reparação, reparação e reparação... eu gosto do nome MATO GROSSO DO SUL.
 
Maria do Carmo em 25/01/2011 03:53:45
Eu sou Sul-Matogrossense e levanto minha bandeira, aliás, levanto minha bandeira de cabeça para cima, pois cansei de ver nossa bandeira do lado invertido porque a própria população não sabe sua correta posição, não sabe cantar o hino e não sabe preservar nossas tradições e costumes que é o que classifica e identifica o povo. Enquanto o povo não souber sobre nossa história e defender isso (vejamos o exemplo dos gaúchos) não vamos ser reconhecidos tão cedo. Ja estamos em desvantagem por ter o "Sul" no nome ao mesmo tempo em que o MT nào tem o "Norte". A Mudança do nome do estado foi recusado pela população de forma ignorante por preconceito. Muitos diziam que o nome remetia a mato, pois qual é o problema nisso se é o mato nossa grande riqueza? A questão da sigla foi outra besteiragem de ignorantes. Seria PN, nunca que seria PT. Pantanal é um nome conhecido pelo mundo inteiro, Mato grosso do Sul não é conhecido nem no Brasil e não será enquanto houver o Mato Grosso. Falo isso porque moro no Rio de Janeiro e todos os dias sou chamado de matogrossense. E digo mais, os Matogrossenses adoraram a idéia da mudança de nome, mais ainda quando desistimos disso, nào duvido de que um dia eles vão mudoas de Mato grosso para Pantanal, e mais uma vez vão sair em vantagem devido ao nosso preconceito infantil.
É necessário que tenhamos uma identidade e que sejamos conhecidos pelo nosso verdadeiro nome. É um assunto importante sim. Somos Sul-Matogrossenses e merecemos RESPEITO. Aliás, o carioca se diz tão esperto, tão mais desenvolvido do que o "resto" do país, mas não estuda direito. Enche a boca pra falar que o "gringo" é ignorante por perguntar se no Rio tem macaco no ombro das pessoas e se todas as cariocas são prostitutas. Mas ta aí a prova! Fazem a mesma coisa com os outros brasileiros.
 
Gabriel Moreira em 25/01/2011 03:46:02
Sinceramente , ja fazem 34 anos que nosso estado tem o nome de Mato Grosso do Sul , e muitos "paulistas" "cariocas" e "paranaenses" falam que aqui é Mato Grosso , povo sem cultura são eles , somos bem providos geograficamente do Pantanal e todos falam que o Pantanal é em Mato Grosso e Temos a Cidade de Bonito e agora estao falando em Mato Grosso , isso é falta de cultura e de conhecimentos gerais dos Autores e dos Atores tambem, temos que exigir sim essa correção antes que se torne normal generalizar tudo como Mato Grosso!
 
Savio Barbosa em 25/01/2011 03:35:54
Que discussão e preocupação bestas...de fato, nínguém vai a Cuiabá perguntar se Bonito é no Mato Grosso. Agora, na minha opinião, o nome do nosso Estado deveria ser "Estado do Pantanal". O representante do Pantanal na Copa de 2014 será Cuiabá, por incompetência dos nossos políticos, e Mato Grosso só tem 1/3 do Pantanal....o Pantanal é nosso.
 
Fernando Lechuga Peralta em 25/01/2011 03:35:09
A IGNORANCIA NESTE CASO FICA POR CONTA DOS QUE NÃO TEM O QUE FAZER, POISNA NOVELA O PILOTO EM QUESTÃO LEVANTARIA VÔO DE FLORIANOPOLIS, PODENDO PARAR PARA O REABASTECIMENTO EM CAMPO GRANDE, O BONITO.
COMO A CIDADE FOI ELEITA " por nove anos consecutivos como o melhor destino de ecoturismo do Brasil", E O AUTOR TENDO UM ROTA ENTRE FLORIANÓPOLIS E ALGUM PONTO NO MATO GROSSO, OPTOU EM MENCIONAR TAL MUNICIPIO, ACREDITO EU!!!
AE PESSOAL NOVELEIRO, VAMOS PRESTAR MAIS ATENÇÃO NAS INFORMAÇÕES PASSADAS, E PARAR DE PROCURAR CHIFRE EM CABEÇA DE CAVALO!!!!
 
JOHNNY MARQUES em 25/01/2011 03:34:15
Para Larissa Primo.
O certo é ( absurdo ), e não abisurdo.
Todas as vezes que errarem tem que ser cobrado, não importa a emissora, eles tenhem por obrigação de conhecer os nomes e localização das cidades.
 
Alfredo Carvalho em 25/01/2011 03:32:29
Sou de Campo Grande e moro em São Paulo e morei no Rio. Resumo da Ópera: O Brasil não está nem aí em procurar saber se CG ou Bonito fica no MT ou no MS. Para eles é tudo a mesma coisa...É totalmente irrelevante...
Acordem!!! Temos que mudar esse nome senão daqui a 200 anos a coisa continuará a mesma. Com esse nome seremos eternamente um apêndice do MT...Outra coisa: mudem o fuso horário também, te asseguro que ninguem vai morrer viu, senão a metade oeste do RS estaria na cova.
 
Edgar Novaes em 25/01/2011 03:27:49
Quando é um analfabeto ñ conhece nem o mapa do Brasil tudo bem, não é só o Ator da Rede Globo, ja ouvi entrevistas de Deputados Federais e Senadores de outro Estados o que é mais grave cometendo o mesmo erro, tenho viajado o Brasil, as pessoas perguntam onde moro e digo Campo Grande, respondem há no Mato Grosso? Daqui a pouco vão dizer que Gaucho é Potigua e Potigua é Gaucho, pois os estados tem o mesmo nome, um do sul outro do norte.
 
Antonio Vieira Alves em 25/01/2011 03:25:17
Caso eu ouça falar de alguma cidade interessante no Rio Grande do Sul, serei capaz de viajar até o estado e, aí sim, procurar me informar da exata localização e, vai ser decepcionante descobrir que tal cidade está no Rio Grande do Norte. Tem que haver reparação sim. Não é porque tem coisas mais importantes para se preocupar que devemos ficar calados em absurdos como o ocorrido. PS.: na Globo só assisto o JN exporadicamente e F1 e algum jogo de futebol quando não tenho outra opção. O erro ocorreu na divisão do estado do MT.
 
WILSON OSCAR DA SILVA em 25/01/2011 03:17:58
Espero estar vivendo aqui ainda quando o Mato Grosso do Sul tiver um nome realmente próprio que o fortaleça mundialmente. Pantanal/PN
 
Diemesleno Souza Carvalho em 25/01/2011 03:13:30
Sempre fui a favor da mudança de nome do nosso estado, hodiernamente cometem esse equívoco e vão cometê-lo por muito tempo, o sulmatogrossense não devia ter vergonha de sua origem, nós somos independentes e devíamos assumir a nossa identidade, eu sou pantaneiro e me orgulho disso.
 
Olavo Duncan Couto em 25/01/2011 03:13:01
É INACREDÍTÁVÉL QUE UM DIRETOR DE NOVÉLA NÃO CONHECE A GEOGRAFIA DO BRASIL.
 
ELIAS SOARES DE ARAUJO em 25/01/2011 03:10:26
O Sulmatogrossense que não se importar com um erro deste dizer que Bonito é em Mato Grosso é porque não pertence a este estado não ama onde vive. Vive por viver
 
José Ferreira Rosa em 25/01/2011 03:10:07
Concordo plenamente com a nossa Diretora de Turismo Nilde Brun, pois a propria Fundação de Turismo como o Governo do estado investi dinheiro em divulgar nosso turismo e cultura mundo a fora e agora uma emissora de nivel não se preza ao menos em fazer pesquisa, para saber que o erro que comete e geografico, temos que cobrar a correção sim, temos que acreditar em nosso estado sim, e ao contrario do comentario abaixo do silvio temos que ficar preocupados sim pois com o crescimento do turismo acaba alavancando nossa economia o que nos propicia um aumento de serviço de renda e uma qualidade de vida melhor para nós sul matogrossense. Parabéns Nilde Brun, vamos todos nós enviar email e reclamar isso também...
 
Max Freitas em 25/01/2011 03:06:24
Erro do autor, dos atores e de toda equipe envolvida nisso. Afinal quando se passa o texto, os protagonistas deveriam se atentar pelo relapso cometido. Mas como se trata do MATO GROSSO DO SUL para o Brasil inteiro é indiferente, não é o primeiro descaso que o ESTADO sofre e não será o último, infelizmente. Mas quando vejo que moramos em uma cidade maravilhosa, não me importo com isso pois temos qualidade de vida, e acho que temos é que nos preocupar com a gestão do nosso prefeito e governador e fazer com que esse ESTADO se destaque pela geração de emprego, pela educação, pela moradia, por melhoria nas pavimentações das ruas, em terminar projetos que alguns lugares começaram e não terminaram. Como cidadão nossa preocupação deve ser muito mais relevante do que isso, pois é muito mais vergosonho para estes autores e atores mal informados, que escrevem e leêm os textos sem ter noção do que estão falando ( isso sim é um povinho atrasado).
 
Suzana Maroli em 25/01/2011 03:02:32
Concordo com o Juliano. Enquanto não mudar o nome do Estado, esses erros vão continuar acontecendo. Qualquer nome serviria, menos continuar como MS, pois sempre seremos "dependentes" e lembrados como MT.
 
Adão Rédua em 25/01/2011 03:00:53
Imagino que alguém pare lá em Cuiabá perguntando de Bonito.....Você acha mesmo que as pessoas são tão ingenuas a este ponto? Brigar por causa disto, o autor fez uma boa propaganda de bonito creio eu sem receber nada em troca e ainda reclamam.
 
Jorge Antônio Dias em 25/01/2011 02:59:01
Esse equívoco não foi acidental, mas dirigido ao turista conhecer NOBRES-MT que possui as mesmas caracterísitcas de Bonito. Tive oportunidade de assistir o Jornal Hoje (Rede Globo) sobre as maravilhas de Nobres. Esse Gilberto Braga só pode estar em conluio com os Cuiabanos.
 
Jôni Coutinho em 25/01/2011 02:57:51
Gente, fiquei decepcionada ao assistir a novela e ver o erro tão infantil cometido por este escritor, mas a culpa nao é só dele, o Governo do Estado poderia investir mais em propaganda para nosso estado, mostrando ao Brasil quanta beleza tem o nosso Pantanal, e nossa Bonito. Apesar de ja haver melhorado pois õs telejornais ja não cometem esse tipo de erro, mas o restante da população, apresentadores de tv, autores de novela, cantores entre outros, continuam nos envergonhando com suas gafes.
 
Regina Franco em 25/01/2011 02:50:01
Acho que o governo tem que parar de reclamar, e começar uma divulgação em rede nacional das nossas riquezas, dos lugares lindos que temos, até pareçe que temos vergonha de nosso estado, do nome MATO GROSSO DO SUL, fico morrendo de raiva quando vejo propaganda do nordeste, goias, rio de janeiro etc...quero ver de bonito, pantanal,coxim, jardim etc. e todas no final dizendo assim '' ESSE É NOSSO MATO GROSSO DO SUL''....gastamos com tantas coisas.. porque não ..vai a sugestão ao governo, só assim os diretores de novela não errarão mais...com certeza...Valdomiro Aguirre,
 
valdomiro aguirre em 25/01/2011 02:48:15
RECLAMAR E MUITO BOM, ESTA TROCA DE ESTADO E COMUM NO BRASIL,
EXEMPLOS DAS PRAIAS DO ESTADOS SUL . NO NORDESTE SO SE FALA EM RIO GRANDE DE SUL. PARANÁ, STA CATARINA= NÃO EXISTE PARA ELES. E UMA QUESTÃO DE CULTURAL DE NÃO SE ATUALIZAR E SE INFORMAR. SEMPRE EXPLICO QUE BONITO FICA NO MS E TEM UMA CIDADE CHAMADA COSTA RICA QUE UMA OTIMA OPÇÃO DE TURISMO E CHAPADA DOS GUIMARAES E NO MT.
ESTAS TROCAS DE NOMES SEMPRE ACABA EM PROPAGANDA PARA NOSSO MS. PARA O BEM.... AGORA !!!! O INCRA.... PREFEITURA DE DOURADOS... TODOS SE CALAM...
 
Paulo Duraes em 25/01/2011 02:47:58
Mato Grosso do Sul, filho de Mato Grosso. É que nem João Júnior, é João, porém é Junior,é Júnior, porém é filho do João. Mato Grosso do Sul sempre vai ser um Mato Grosso, lá do Sul. Se fossemos Estado de Maracaju ,Estado da Bodoquema, Estado do Paiaguás, Estado Guaicuru, Estado Guarani ou qualquer nome de origem indígena ou nome de "acidentes' geográficos, possivelmente não teríamos que implorar para quem mora em outro Estado, por favor ... Sou de Mato Grosso do Sul, é Mato Grosso, só que é do Sul. Agora pergunto... Quem criou esta confusão a partir de 1977? Mato Grosso do Sul é que nem filho de pais separados. Não sabe se é só filho do pai, só da mãe ou se é filho dos dois. è uma crise de identidade pra quem tá dentro. Imagine pra quem tá fora do romance...
 
Carlos Alberto em 25/01/2011 02:46:38
Manda um mapa do BRASIL e um GPS pra autora dessa novela. Ou da uma bolsa de estudos, quem sabe assim ela aprende algo realmente interessante.
 
Carlos Caburat em 25/01/2011 02:44:07
Engraçado, quando é para noticiar a corrupção em Dourados ou a porta de entrada de drogas no Brasil , ninguem confunde, todos sabem muito bem que é Mato Grosso do Sul, mostram mapas e tudo mais, mas se vão falar do Pantanal, de Bonito ou outros presentes que a natureza nos deu, a mídia mal informada corre e divulga Mato Grosso! Poxa, mais de 30 anos ja é tempo suficiente pra todos saberem onde fica o quê.
 
Leticia Mello em 25/01/2011 02:42:46
Incrível.Inacreditável.Uma pessoa enclausurada no Rio,escrevendo noveletas,folhetins baratos,uma pessoa que pensa que o mundo é o Afeganistão,digo,o Rio,alheia à realidade do mundo,esquesito(olha bem a cara dele.dele?) Comete um erro contumaz(não sabe geografia),e os oportunistasjá querem mudar o nome de MS.E quem nasce no bolsão,será pantaneiro? Não será mais fácil e barato fazer um curso intensivo de geografia com o esquesito da Globo?
 
Ronaldo Ancél Alves em 25/01/2011 02:34:53
Só existe uma forma de que isto não mais ocorra: Vamos alterar (mudar) o nome do Estado. Vamos assim, adquirir IDENTIDADE PRÓPRIA. O Estado do Tocantins quando foi criado, não passou a se chamar Goiás do Sul... Vamos fazer um plebiscito junto a população e caso seja aprovada a alteração do nome do Estado, vamos escolher um nome próprio e que enseje a identidade própria do Estado, como por exemplo: Maracajú, Bonito, Bodoquena, Campo Grande ou qualquer outro...sei lá, mas qualquer coisa é melhor do que Mato Grosso DO SUL!!!!!!!!!!
 
Lincoln Cruz em 25/01/2011 02:24:19
Pois é, essas é uma das razões de mudar o nome do Estado de Mato Grosso do Sul, para Estado do Pantanal, pois além de acabar com essa grande confusão, com certeza, ira gerar mais divisas para o no Estado, porconseguinte, empregos em todos os niveis e funções. Portanto, é de grande valiar contestar, todavia, mais que isso, deveremos lutar pela mudança - CAMPO GRANDE - CAPITAL DO ESTADO DO PANTANAL. - BONITO - PT.
PT. saudadções. rsrsrsrsr. Há de se ressaltar que sou a politico OK. Abraços!!!
 
Mario Lopes em 25/01/2011 02:23:02
não adianta ficarem bravos, o resto do brasil se refere ao mato grosso do sul apenas como mato grosso, é uma realidade e vcs não vão mudar isso nunca
 
marcelo andrade em 25/01/2011 02:22:07
A verdade é que só quem mora no estado de MS ou MT sabe a diferença se for feita uma pesquisa sobre isso no Brasil acredito que 90% irá dizer que é MT. Por isso que sou totalmente a favor da mudança de nome do estado.
 
Fernando Michelon em 25/01/2011 02:14:16
Essa confusão entre os dois Estados somente será sanada com a mudança de nome, e urgente, antes que o prejuízo seja maior ! Viajo muito ao Sul do País, e lá ninguem fala em MS. Nao vamos longe, no Estado do Paraná, bem perto da divisa com MS, o povo se assusta quando falamos que somos de Mato Grosso do Sul e dizem: ah ! do MATO GROSSO !!! dando a impressão de ser muito longe...

Wilson Litter, de FATIMA, ou melhor, de Fátima do Sul-MS
 
wilson litter em 25/01/2011 02:12:09
Pra acaba mesmo, primeiro que não assisto novela, segundo que, tanta coisa muito mais importante pra se preocupar em nosso Estado que possa realmente levá-lo a ser reconhecido e ficam preocupados com a troca do nome. Qualquer turista que quiser ir pra Bonito e não souber onde fica, vai a uma agência de turismo ou vai olhar no mapa. Ou voces acham que eles primeiro vão laaaaaaaaaa em Cuiabá e depois perguntar onde é Bonito??? Só se for muito sem noção!!!
 
Silvio de Almeida Silva em 25/01/2011 02:06:39
Fiquei decepcionado ao assistir a novela global Insensato Coração, onde o autor disse Bonito em Mato Grosso.Será que até hoje a globo não sabe que Bonito pertence ao MS ?
É inacreditável esse grande erro cometido. Parababéns a Fundação de turismo do MS por se manifestar e deve mesmo é cobrar se lá de quem for. Nós temos que valorizar nosso Estado tão querido e também visitado pelos turistas que aqui passam.
 
Lucimar dos Reis em 25/01/2011 02:04:40
Concordo tbem com esse descaso, o gozado é que nunca erraram a chapada dos guimarães indicando que fosse no mato grosso do sul, temos que reclamar sim, aliás moramos aqui e temos que levantar a bandeira toda vez que houver uma situação ridicula como essa. Eu tbem já reclamei com um autor de novela da globo e ele retratou via e-mail. Pessoal, esse é o nosso Estado agora e temos que reparar qualquer aberração quando o mesmo for citado.
 
Benedito Moreira em 25/01/2011 02:02:24
existem dois amigos , o josé da silva e o josé dos santos , os dois são josé , então mato grosso do sul sempre vai ser mato grosso , só que do lado sul .. e outra não adianta trocar o nome do estado com esses cabeças de bagres n , tem que trocar primeiro os que estão no poder que são todos retrógrados ..e incompetentes ...
 
Nivaldo justi em 25/01/2011 01:57:19
Nós sul-matogrossenses não podemos aceitar de forma alguma estes "equívocos" da Rede Globo em suas novelas, não sendo a primeira vez que isso ocorre, já que não me recordo o ano, mas em outra novela que tinha a personagem da Malu Mader, acho que era Belissíma, ela cometia o mesmo erro, dizendo que iria para Bonito no Mato Grosso, ás vezes da impressão que tem alguma jogada de marketing nesses "erros", pois não me parece uma simples falta de conhecimento geográfico.
 
LINDEN LANE BRAGA WERNER em 25/01/2011 01:53:21
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions