A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

21/09/2010 13:20

Após demissões, funcionários do JBS/Bertin iniciam greve

Redação

Os funcionários do frigorífico JBS/Bertin cruzaram os braços a partir do meio dia desta terça-feira, mesmo após a empresa ter demitido 180 trabalhadores no dia 10 deste mês.

De acordo com o sindicato de classe, a demissão foi uma maneira de intimidar o movimento de greve.

Segundo informações do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Carnes e Derivados de Campo Grande, há centenas de cabeças de gado estão no pátio do frigorífico, mas os funcionários se recusam a trabalhar no abate.

O vice-presidente do sindicato, Vilson Gimenes Gregório detalhou a situação no frigorífico, localizado na saída para Sidrolândia. "O pessoal do primeiro turno parou por volta de meio-dia. O grupo do segundo turno entrou às 14 horas, trocou de roupa, registrou o ponto e está parado. São cerca de 1.500 pessoas de braços cruzados", explica Vilson.

Ontem, o sindicato reuniu-se com o frigorífico no MPT (Ministério Público do Trabalho) para apresentação de documentos que comprovem os motivos da demissão de trabalhadores no último dia 10. A entidade de classe alega que a manobra da empresa foi de intimidação, para evitar greve. Já o frigorífico justifica que há falta de animais para abate.

"O pátio está cheio de gado. Tudo isso é conversa, tentando intimidar a gente", afirma o vice-presidente do sindicato. O Bertin tem cinco dias a contar de ontem para apresentar documentação que justifique as demissões.

Os trabalhadores reivindicam plano de saúde, participação nos lucros da empresa, e fim do turno aos sábados. Não há prazo para a conclusão da greve.

MEC deve homologar Base Comum Curricular na próxima quarta-feira
O Ministério da Educação informou que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada hoje (15) pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), deve ser ...
Presos da penitenciária federal da Capital são julgados por crime em RN
Um preso custodiado no presídio federal de Campo Grande foi julgado, ao lado de outros três homens, na quinta-feira (14) e nessa sexta-feira (15) por...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions