ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Após refúgio na cidade, Tamanduá irá retornar a natureza

Redação | 03/08/2010 14:17

Encontrado esta manhã (3 de agosto) em uma borracharia localizada na Avenida Gury Marques, nas Moreninhas, um tamanduá bandeira com cerca de 1,20 metro retornará amanhã à sua vida normal. O animal será reintroduzido à natureza por biólogos do Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) em uma fazenda em Jaraguari, a 44 quilômetros de Campo Grande.

A chegada do visitante surpreendeu funcionários da borracharia. Ele foi encontrado no início da manhã debaixo de uma cama utilizada pelos trabalhadores nos momentos de descanso. A Polícia Militar Ambiental foi acionada e recolheu o tamanduá às 8 horas.

Segundo o policial militar ambiental Everton Custodio, o tamanduá, provavelmente, foi além dos seus "domínios", uma área de mata de cerrado ainda preservada na região Sul da Capital.

Como o tamanduá possui hábitos noturnos, assim que a aurora chegou o animal buscou refúgio no lugar mais adequado. No caso, a cama da borracharia. O tamanduá chegou ao local possivelmente antes das 5 horas e sua presença notada um pouco mais tarde, assim que o dia amanheceu.

O tamanduá foi levado por dois policiais militares ambientais para o Cras, onde ficaria em observação. Porém, como seu estado de saúde é muito bom os biólogos decidiram que seu retorno à natureza deve acontecer já nesta quarta-feira (4), informou o coordenador do Centro, Elson Borges.

De acordo com os funcionários que estão acompanhando o tamanduá, ele chegou tranquilo, apesar de ser um pouco bravo e neste momento está à espera de conhecer seu novo ambiente. O isolamento acontece porque o animal demonstrou que está pronto voltar à natureza.

A soltura acontece na fazenda Horizonte Azul, propriedade privada que possui uma reserva preservada. Ela faz parte de uma lista de locais utilizados pelo Cras para a reintrodução de animais na natureza.

De acordo com a PMA, é comum o aparecimento de tamanduás bandeira na zona urbana. Por isso é importante que em casos como este a Polícia Militar Ambiental seja acionada para uma captura segura. Apesar de ser dócil na maior parte do tempo, o animal pode se defender caso se sinta acuado.

Nos siga no Google Notícias