ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Arquivos oficiais são aula sobre nascimento de MS

Redação | 11/10/2010 08:35

Apesar de ser criado em 1977, foi só no agitado 1º de janeiro de 1979 que Mato Grosso do Sul nasceu. Antes do sol sair, o Diário Oficial do novo estado apresentava a estrutura do novo governo, da política econômica à administração pública além das bases da Assembléia Estadual Constituinte, que daria origem à Assembléia Legislativa.

No Arquivo Público Estadual da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul originais de documentos que se confundem com "certidões de nascimento" contam em linguagem formal como se criou o novo Estado.

Depois de "lavrada a certidão de nascimento", começam as solenidades. Posse do governador e dos deputados estaduais constituintes no novíssimo teatro Glauce Rocha, na UFMS, hasteamento de bandeira no Morenão, missa campal e baile de gala no Radio Clube marcaram o nascimento de um Estado, que foi concebido há exatos 33 anos.

No Diário, a relação dos primeiros deputados de Mato Grosso do Sul, eleitos ainda em 1978 e que atuaram até o fim do ano em Cuiabá: lberto Cubel, Ary Rigo, Cecílio Gaeta, Getúlio Gideão, Horácio Cerzósimo, Londres Machado, Odilon Nacasato, Onevan de Matos, Osvaldo Dutra, Paulo Saldanha, Ramez Tebet, Roberto Orro, Rudel Trindade, Sérgio Cruz, Sultan Rasslan, Valdomiro Gonçalves, Walter Carneiro e Zenóbio dos Santos.

Documentos oficiais e discursos
Nos siga no Google Notícias