A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

11/10/2010 08:35

Arquivos oficiais são aula sobre nascimento de MS

Redação

Apesar de ser criado em 1977, foi só no agitado 1º de janeiro de 1979 que Mato Grosso do Sul nasceu. Antes do sol sair, o Diário Oficial do novo estado apresentava a estrutura do novo governo, da política econômica à administração pública além das bases da Assembléia Estadual Constituinte, que daria origem à Assembléia Legislativa. 

No Arquivo Público Estadual da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul originais de documentos que se confundem com "certidões de nascimento" contam em linguagem formal como se criou o novo Estado. 

Depois de "lavrada a certidão de nascimento", começam as solenidades. Posse do governador e dos deputados estaduais constituintes no novíssimo teatro Glauce Rocha, na UFMS, hasteamento de bandeira no Morenão, missa campal e baile de gala no Radio Clube marcaram o nascimento de um Estado, que foi concebido há exatos 33 anos.

No Diário, a relação dos primeiros deputados de Mato Grosso do Sul, eleitos ainda em 1978 e que atuaram até o fim do ano em Cuiabá: lberto Cubel, Ary Rigo, Cecílio Gaeta, Getúlio Gideão, Horácio Cerzósimo, Londres Machado, Odilon Nacasato, Onevan de Matos, Osvaldo Dutra, Paulo Saldanha, Ramez Tebet, Roberto Orro, Rudel Trindade, Sérgio Cruz, Sultan Rasslan, Valdomiro Gonçalves, Walter Carneiro e Zenóbio dos Santos.

Documentos oficiais e discursos
Câmara Federal regulamenta carreira dos agentes comunitários de saúde
Com a presença de agentes comunitários nas galerias da Câmara, os deputados federais concluíram hoje (12) a votação do projeto de lei que regulamenta...
Anvisa libera serviço de vacinação em farmácias de todo o país
Farmácias e drogarias de todo o país vão poder oferecer o serviço de vacinação a clientes. A possibilidade foi garantida em resolução aprovada hoje (...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions