A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

18/11/2010 15:36

Redação

Na antevéspera do primeiro feriado da Consciência Negra em Mato Grosso do Sul, data que será comemorada neste sábado (20), a maior parte da população não sabe sequer que será feriado. Aqueles que 'ouviram falar' não sabem por qual motivo e pouquíssimos reconhecem a importância da data.

"Não estou lembrado", diz o vendedor ambulante Rubens Queiroz Loureiro, de 49 anos, ao ser questionado sobre qual o feriado de sábado. Ele confessa que não sabia da data e diz que não faz ideia sobre como será o funcionamento do comércio. "Não sei como vai ficar com esse feriado no sábado", diz.

Para o vendedor de sorvetes Nasser Baki, de 40 anos, que também não sabia qual seria o feriado de sábado, comemora a data, mas não pela consciência racial. "Todo o mundo sai com criança no feriado e isso aumenta as vendas", afirma.

"Não sabia que nem que era feriado, mas mesmo assim vou trabalhar", diz a cabeleireira Júlia Evelin da Silva Vieira, de 19 anos, sem dar muita importância à data. Ela diz que até tinha 'ouvido falar' do feriado pela Consciência Negra, mas não sabia que ele seria no sábado.

"Tanto feriado que a gente já tem e o povo ainda está inventando mais", observa a supervisora de vendas Raquel Ferreira de Souza, de 24 anos. Ela explica que na loja em que trabalha, onde há 55 funcionários, ainda não está definido se as portas serão abertas. "Se o comércio fechar as portas vai perder todo o mundo", afirma ela na expectativa de que justamente nessa data seja liberado o 13° salário.

Ela afirma que o comércio ainda não definiu o funcionamento, mas algumas lojas, como a Americanas, já anunciaram que abrirão as portas. "Para nós é bom porque recebemos hora-extra e uma folga depois", diz a supervisora.

A entregadora de panfletos Samara Siqueira, de 21 anos, soube nessa semana do feriado, mas diz que o chefe ainda não sabe da data e por isso não tem certeza se irá trabalhar na data. "Podiam ser só os negros a ficarem de folga, né?", sugere a jovem.

O feriado do dia 20 foi instituído em todo o Estado recentemente, no dia 1° de setembro deste ano por meio da lei n°. 3.958, de autoria do deputado Amarildo Cruz (PT), para lembrar da morte de Zumbi dos Palmares. O Dia da Consciência Negra é comemorado também em 750 cidades de outros cinco estados brasileiros.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions