ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Associação Tcheca firma parcerias com prefeitura e quer investir em MS

Lúcio Borges | 17/06/2015 20:18
Assinatura de memorando em reunião no gabinete do prefeito Beto Sãovesso. (Foto: divulgação PMB).
Assinatura de memorando em reunião no gabinete do prefeito Beto Sãovesso. (Foto: divulgação PMB).

O município de Batayporã, região sudoeste de Mato Grosso do Sul, recebeu até esta quarta-feira (17) uma comitiva de empresários Tchecos, que pretendem investir no Estado. O grupo está pela segunda vez na cidade, avaliando as características e condições da região, que fica a 311 km de Campo Grande. Desde segunda-feira, a empresária tcheca, Olga Girstlová, presidente da AME (Associação das Mulheres Empreendedoras) da República Tcheca, cumpriu agenda oficial, acompanhada de outros três conterrâneos empresários, onde revelaram que estão no município, que é um dos pontos, mas que também o foco do empresariado, é toda a região, bem como outras áreas sul-mato-grossense.

Hoje, a presidente da AME-RT assinou um memorando durante reunião no gabinete do prefeito Beto Sãovesso, que possibilita uma parceria entre o município e a associação. Os futuros projetos são de estágios educativos profissionais, criação de condições para transmissão de investimentos em Batayporã, promoção de interesses comuns no campo de cultura e turismo, fornecimento de apoio em cooperação empresarial, bem como elaboração e realização das estratégias e projetos mútuos que serão definidos concretamente.

Já o interesse no Estado será oficializado nesta quinta-feira (18), quando os empresários devem se reunir com o governador Reinaldo Azambuja para tratar de assuntos sobre instalações de empresas do ramo de tecnologia, educação e turismo. Além de Olga, os empresários Ivan Baťka, Peter Krištofovič e Milan Zelený, que fazem parte da comitiva, estarão na reunião.

No ano de 2014, Olga Girstlová esteve em Batayporã, juntamente com um grupo de 19 empresárias, quando a comitiva se reuniu com autoridades da cidade e da região de Nova Andradina. O intuito foi levantar os pontos fortes dos municípios para um estudo sobre a instalação de empresas de diversos ramos.

Retorno já previsto

Olga lembrou que após a visita no ano passado à Batayporã, já deixaram programado um retorno para 2015. “Em outubro do ano de 2014, estávamos em uma conferência internacional na cidade de São Paulo (SP). Viemos até Batayporã para conhecer as cidades que foram fundadas por Jan Antonin Bata. Tivemos uma reunião com o prefeito e também com a direção do Centro de Memória Jindrich Trachta. Ficamos de retornar à cidade e, de fato, estamos aqui em Batayporã para a assinatura e oficializar um memorando entre a Associação das Mulheres Empreendedoras, Prefeitura Municipal e Centro de Memórias”, explicou Olga.

A empresária Tcheca revelou ainda que Batayporã foi um ponto e que o foco das colegas e outros empresários é a região e o Estado. “Por isso, amanhã marcamos reunião com o governador para apresentar e escutar as propostas para uma futura parceria entre empresas e o estado do Mato Grosso do Sul”, disse.

O memorando assinado possibilita uma parceria entre o município e a associação, nos projetos listados acima, bem como oficializa busca de parceiros adequados para projetos específicos, a criação de start-up empresas e de incubador de negócios, cooperando com a Associação das Empresárias, transferência de tecnologias, troca de conhecimentos e experiências, consultas conjuntas, colaboração com o Centro de Memória Jindrich Trachta e apoio para outras formas de cooperação.

O potencial turístico do município foi um dos temas mais discutidos na reunião. A secretária de Meio Ambiente e Turismo, Darziza Madalena, ficou responsável pela parte que se refere ao turismo e belezas naturais. A secretária manterá contato com as empresárias para a realização e execução do projeto apresentado ao município.

Nos siga no Google Notícias