A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 18 de Janeiro de 2018

11/12/2015 23:58

Assomasul cria associação que inclui ex-prefeitos do Estado

Alan Diógenes
Decisão foi tomada durante assembleia no plenário da Assomasul. (Foto: Divulgação)Decisão foi tomada durante assembleia no plenário da Assomasul. (Foto: Divulgação)

Os prefeitos aprovaram por unanimidade a criação da APEX-MS (Associação de Prefeitos e Ex-prefeitos do Estado de Mato Grosso do Sul). A decisão foi durante assembleia-geral ocorrida no plenário da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul).

Diferentemente da Assomasul, que cuida dos interesses apenas das prefeituras sul-mato-grossenses, a nova entidade foi criada como instrumento de assessoramento à pessoa física dos prefeitos e dos ex-prefeitos.

A justificativa é que muitos deixam os cargos no fim do mandato e não têm a quem recorrer para se defender de eventuais penalidades, sendo obrigados a gastar do próprio bolso para contratar advogados, o que, de certa forma, acaba inviabilizando seu orçamento familiar.

Ao encaminhar a votação, o presidente da Assomasul, Juvenal Neto, falou sobre a importância da criação da entidade como forma de proteger e precaver os gestores, principalmente quando encerram seus mandatos.

Ele disse que os prefeitos passam, entregam seus mandatos, mas sempre carregam com eles alguns problemas devido, muitas vezes, aos obstáculos que enfrentam no dia a dia da gestão pública.

A maior preocupação deles é com eventuais ações de improbidade administrativa ou outro tipo de punição decorrente de uma série de fatores, isso porque a legislação hoje é muito complexa, impondo restrições até por erro no envio de documentos para convênios e pode deixar os ex-agentes públicos inelegíveis dependendo da interpretação judicial em caso de falha cometida ao longo de seus mandatos.

Para Neto, a criação da entidade foi amplamente discutida e seu estatuto está sendo elaborado por um corpo jurídico renomado a fim de torná-la eficiente do ponto de vista estrutural visando dar suporte a seus associados.

Ele explicou que, apesar da aprovação da entidade, nenhum prefeito atual ou ex-prefeito é obrigado a se associar.

MEC autoriza uso de nome social na educação básica para travestis e transexuais
Resolução do Ministério da Educação (MEC) homologada hoje (17) autoriza o uso do nome social de travestis e transexuais nos registros escolares da ed...
Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 15 milhões no sábado
A Mega-Sena acumulou e pode pagar R$ 15 milhões no próximo sorteio, que será realizado no sábado (20). As seis dezenas sorteadas no concurso 2.005 de...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions