A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

21/09/2015 15:03

Audiência discute implantação do primeiro banco público de células-tronco de MS

Michel Faustino

Nesta quarta-feira (23), a Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, realiza audiência pública para discutir a implantação de um banco público de SCUP (Sangue do Cordão Umbilical e Placentário) em Campo Grande.

O objetivo é que a população tenha acesso a um banco que realize coletas, exames, processamentos, armazenamentos e liberação de células-tronco para a realização de futuros transplantes de medula óssea no Estado.

Conforme o plano de apresentação, a audiência pública será presidida pelo defensor público Nilton Marcelo de Camargo, que falará sobre o histórico dos fatos e da atuação da Defensoria Pública a respeito do objeto da audiência pública. Representantes de órgãos públicos municipais, entidades da sociedade civil e especialistas e população também poderão participar do debate.

Ao final, será apresentada uma avaliação geral das contribuições recolhidas na audiência pública e os encaminhamentos pertinentes.

Para Nilton é direito de todo ser humano ter acesso aos mais modernos recursos e tecnologias de tratamento de doenças.

“É dever do Estado implantar políticas públicas que propiciem às pessoas o acesso aos mais eficientes mecanismos tecnológicos, porque tornar-se e manter-se saudável integra a natureza humana de estar vivo. De tal modo, dos princípios da universalidade de cobertura, atendimento e igualdade de prestações de serviços advém o direito de todo ser humano ter acesso a um banco público de Sangue do Cordão Umbilical e Placentário, cujo fim primeiro é ampliar as chances de transplantes e curas de muitas patologias”.
SCUP

Serviço - A audiência pública terá início a partir das 13h30, na Escola Superior da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso do Sul, localizada na Rua Raul Pires Barbosa, 1519, Bairro Chácara Cachoeira. Informações ligar no telefone (67) 3317-4427.

Conselho de Psicologia aprova resolução com regra para atendimento a transexuais
Em meio à polêmica que cerca a iniciativa de psicólogos para derrubar, na Justiça, uma resolução do Conselho Federal de Psicologia (CFP) que proíbe o...
Temer veta projeto sobre negociação coletiva no serviço público
O presidente Michel Temer vetou integralmente o Projeto de Lei nº 3.831/15, aprovado pelo Congresso Nacional, que estabelecia normas para a negociaçã...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions