A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

30/09/2010 14:02

Baile da Terceira Idade marca Dia Internacional do Idoso

Redação

O tradicional Baile da Terceira Idade, realizado amanhã (1º de outubro) pelo Centro de Convivência do Idoso Edmundo Scheuneman, no bairro Piratininga, marca as comemorações do Dia Internacional do Idoso. O baile começa a partir das 13 horas, com diversas atrações.

Durante o baile, estão programadas apresentações de teatro, dança aeróbica e folclórica e capoterapia (adaptação da capoeira para os idosos).

No CCI são atendidos cerca de 700 idosos, que dispõem ainda de aulas de alfabetização e artesanato. Na área da saúde, o centro de convivência cede o local para as campanhas de vacinação, promoção de palestras, além de ter uma parceria com a UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro.

A criação do Estatuto do Idoso, em 2003, garantiu um conjunto de direitos a este segmento da população. Entre as disposições asseguradas estão o direito de não ficar em filas, de não pagar passagem de ônibus coletivo, de obter descontos em atividades de cultura, esporte e lazer, de adquirir remédios gratuitos nos postos de saúde e de ter vagas de estacionamento.

"Acredito que melhorou muito o respeito aos direitos dos idosos, mesmo porque eles próprios estão mais conscientes das disposições conquistadas", pontuou Elizandro Barbosa Lins, coordenador do CCI Edmundo Scheuneman.

Envelhecendo - Estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) revela que em 2025 haverá mais idosos do que crianças no planeta. O Brasil possui atualmente cerca de 13,5 milhões de idosos, que constituem 8% da população. A previsão é de que, em 20 anos, o país será o sexto no mundo com o maior número de pessoas acima de 65 anos.

No entanto, principalmente nos países pobres ou em desenvolvimento, envelhecer não é um processo fácil. Muitas vezes, os idosos sofrem de depressão, desânimo e cultivam o sentimento de que não têm mais valor para o trabalho, nem para seus familiares e amigos.

Indenizações por morte no trânsito crescem 24% em relação a 2016
O número de indenizações pagas pelo Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (Seguro Dpvat) entre janeiro e novemb...
ANS regulamenta novas regras de compartilhamento para planos de saúde
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou duas resoluções normativas na tentativa de dar mais segurança e estabilidade ao mercado de pla...
UFMS recebe inscrições para vários cursos no Vestibular 2018
A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) segue com inscrições abertas para o Vestibular 2018, que selecionará alunos para cursos de gradua...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions