A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 21 de Setembro de 2018

28/06/2017 18:15

Baixas temperaturas do inverno acendem alerta para doenças cardíacas

Dino, divulgador de notícias

O inverno começou e a queda de temperatura, o clima seco, comuns nessa época do ano, podem desencadear alguns problemas para o coração.

Nesses dias frios, o nosso organismo passa por um processo de mudança natural, como explica o cirurgião cardiovascular, José Lima Oliveira Junior.

"Quanto está muito frio, o organismo tem que se adaptar para manter a atividade metabólica do corpo. A tendência, principalmente nas primeiras horas da manhã quando o frio é mais intenso, é que os níveis hormonais estejam mais altos e a viscosidade do sangue fique diferente", diz.

"Uma vez exposto ao frio e não protegido de forma adequada, a sua temperatura corporal vai caindo. A probabilidade de se ter uma desorganização da atividade do coração é muito grande podendo levar a uma arritmia, parada cardiorrespiratória e, consequentemente, até uma morte súbita", completa.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 17,5 milhões de pessoas morrem todos os anos vítimas de doenças cardiovasculares. O cirurgião cita alguns sintomas que devem servir de alerta.

"Em casos de aperto ou dor intensa no peito, como se houvesse uma compressão no tórax, acompanhada de sudorese fria, devesse procurar uma ajuda médica urgente", alerta.

Embora as doenças cardiovasculares acometam mais os homens do que as mulheres, nos últimos 10 anos o número de casos e a gravidade das doenças cardiovasculares aumentou drasticamente na população feminina. "A mulher está se expondo a fatores de risco que antes era exclusivo do sexo masculino. Elas fumam e bebem mais, tem uma vida exaustiva, isso, entre outros fatores, as torna mais suscetíveis", diz.

O médico acrescenta com algumas dicas que podem ajudar a proteger a saúde do coração nesse período do ano.

- Em dias mais frios, esteja sempre bem agasalhado, principalmente se tem mais de 60 anos.

- Se é diabético ou tem pressão alta, evite sair em dias muito frios, principalmente quando estiver em ambientes aquecidos.

- Se tem alguma doença no coração, proteja-se, usando luvas e cubra o rosto quando a temperatura estiver abaixo de 15 graus.

- Se tem angina, converse com o seu médico antes de sair em dias de frio;- Não deixe de tomar a vacina da gripe. Ela ajuda a prevenir infarto.

- Ao praticar exercícios, redobre o consumo de água e se alongue por mais tempo- Evite excessos no consumo de bebidas.

MEC quer programa para ocupar vagas ociosas em universidades públicas
O Ministério da Educação (MEC) estuda criar ainda este ano uma nova modalidade do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), chamada Sisu Transferência, vo...
Mega-Sena acumula de novo e prêmio para sábado vale R$ 22 milhões
O segundo sorteio da Mega-Sena, desta semana que terão três, mais uma vez, voltou acumular, devido a falta de acertadores no prêmio principal. O sort...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions