ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Bolivianos estão entre os presos da operação desencadeada pela PF

Francisco Júnior | 10/06/2011 10:50

Todos os mandados de prisão já foram cumpridos

Três bolivianos estão entre os presos da “Operação Babushka”, desencadeada pela Polícia Federal nesta sexta-feira (10) em Corumbá e Campo Grande.

De acordo com o delegado, Alexandre do Nascimento, todos os nove mandados de prisão e de busca e apreensão já foram cumpridos. De acordo ele, outras 12 pessoas têm envolvimento direto com a quadrilha.

Os mandados foram expedidos pelo Juízo da 1ª Vara Federal de Corumbá. Entre os presos estão também quatro policiais militares e dois técnicos da receita estadual.

O esquema envolvia várias pessoas. Organizados em quadrilha, comerciantes de roupas oriundas da Bolívia, os chamados “sacoleiros”, realizavam o transporte de mercadorias, especialmente roupas, oriundas da Bolívia, sem o pagamento dos impostos incidentes na importação, o que configura o crime de descaminho.

As investigações duraram mais de um ano, sendo que durante este período foram presas duas pessoas em flagrante, apreendidos seis veículos de passeio, seis vans e cinco ônibus, todos carregados com mercadorias contrabandeadas, num total de mais de 20 toneladas de produtos contrabandeados.

As mercadorias do grupo, que tinham como destino várias cidades do Mato Grosso do Sul e outras da região sudeste, especialmente a capital paulista, passavam pelo posto fiscal da Receita Estadual, chamado “Lampião Aceso”, na BR-262, sem serem revistadas, pois dois servidores da Receita Estadual e quatro policiais militares, que trabalhavam naquele posto faziam parte do esquema e facilitavam a passagem das mercadorias mediante o recebimento de propina.

Nos siga no Google Notícias