ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Bombeiros dão dicas para evitar acidentes na hora da queima de fogos

Intenção é orientar a população desde a compra dos produtos, até na hora da utilização nas festas

Leonardo Rocha | 31/12/2018 11:33
Dicas vão desde a compra dos fogos (Foto: Arquivo)
Dicas vão desde a compra dos fogos (Foto: Arquivo)

Diante da tradição de queimas de fogos na virada do ano, o Corpo de Bombeiros fez recomendações e dicas para evitar acidentes e tragédias. As orientações seguem desde a compra dos produtos no comércio, como e onde devem ser utilizados e quais procedimentos tomar em caso de queimaduras. 

Segundos os Bombeiros, a cautela deve começar no ato da compra do produto, que precisam ser adquirido em locais que estejam devidamente autorizados, com o certificado para comercializar os artefatos. Esta aquisição deve ser feita apenas por pessoas maiores de 18 anos, seguindo o que é previsto em lei.

No momento da compra, se recomenda verificar a data de validade dos fogos, assim como ler o “rótulo de segurança” para saber como manusear o produto. Se este estiver fora do prazo (validade), aumenta as chances de provocar acidentes. Quando levar para residência é preciso deixar fora do alcance de crianças.

Instruções - Apesar de muitos já estarem acostumados a “soltar fogos” no fim de ano, os bombeiros orientam a seguir de forma integral as instruções que constam nas embalagens e nunca usar os artefatos em locais fechados ou em direção às pessoas e animais. Também deve ficar atento se existem “obstáculos” na direção dos fogos.

Caso ocorra uma “falha” na hora de disparar o artefato, tenha cuidado com o chamado “efeito retardado”, ou seja, continue apontando o fogos para o alto e não tente acioná-lo novamente. A melhor alternativo é descartá-lo, para evitar surpresas desagradáveis.

Outra dica importante é não colocar estes produtos nos bolsos, já que podem gerar um acidente. Se a intenção é promover os famosos “shows pirotécnicos”, se recomenda contratar um profissional especializado, ou solicitar uma consultoria do próprio Corpo de Bombeiros.

Se por acaso for vítima de queimaduras, coloque o local do corpo afetado em água corrente e acione o Corpo de Bombeiros, pelo telefone: 193.

Nos siga no Google Notícias