ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Bonitenses e turistas acompanham festividades do padroeiro de Bonito

Zemil Rocha | 29/06/2013 14:36
Cavaleiros assistindo à missa em Bonito nesta manhã de sábado (Foto: Bosco Martins)
Cavaleiros assistindo à missa em Bonito nesta manhã de sábado (Foto: Bosco Martins)

Em Bonito hoje é feriado e o dia é de comemorações em homenagem ao padroeiro da cidade, São Pedro Apóstolo. Trata-se da mais tradicional festa religiosa dos bonitenses, acompanhada de perto pelos turistas que visitam a região, um dos principais pólos de turismo de Mato Grosso do Sul.

As comemorações, que ocorrem desde o dia 20, reuniu hoje turistas e bonitenses numa missa ao ar livre na principal praça da cidade, a Praça da Liberdade. Sob o som de uma banda formada por jovens de Bonito, Bodoquena e Jardim, centenas de cavalheiros e cavalheiras também participaram do evento.

Em sua oração, o padre Bento pediu paz aos presentes e que os “manifestantes que reivindicam melhorias para seus municípios e o Brasil tenham sucesso em seu apelo”. Na hora da homilia e consagração de Cristo foi tocado berrante pela fiel Ramona Reverdito.

A mais antiga festa religiosa que se tem registro no Estado termina domingo, com festas em frente à paróquia e o 85ª edição do “Baile do Caraapé”, no Clube do Laço.

Os mais antigos como São Pedro Apóstolo se tornou o padroeiro de Bonito. “Foi no início de 1928, o então Distrito de Paz de Bonito recebeu festivamente a visita do Padre salesiano João Crippa, de Campo Grande, o qual celebrou aqui a primeira Missa campal. Nessa ocasião, o Capitão Manoel Inácio de Farias doou um terreno para a construção de uma Capela. Assim, com a ajuda da comunidade, o Sr. Salvador Castilho, carpinteiro de origem espanhola, construiu uma Capela de madeira com cobertura de zinco, a qual foi inaugurada no dia 29/06/1928, festa de São Pedro Apóstolo. Por isso, o Apóstolo foi designado Padroeiro da comunidade católica e do Distrito de Paz de Bonito”, revelou o padre Paulo Nunes de Araujo, pároco da cidade de Bonito. “Foram confeccionados os estandartes do padroeiro, decorando a rua da Missa Campal, realizando a Alvorada Festiva com a queima de fogos, e em parceria com o Clube de Laço Nabileque, a Tradicional Cavalgada de São Pedro,também uma expressão da cultura popular bonitense, que já dura desde à década de 50”, continuou.

A história da festa está documentada. Há um vídeo filmado em super 8 sobre a festa de São Pedro de bonito ocorrida no ano de 1952, que pode ser visto através do endereço eletrônico: http://www.youtube.com/watch?v=wCPgJXO1RtA .

Nos siga no Google Notícias