A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

08/09/2010 13:49

Brasileiro vai substituir vários documentos por RIC

Redação

A partir de dezembro alguns brasileiros passarão a andar com mais um documento na carteira.

Trata-se do RIC (Registro de Identificação do Cidadão), que na verdade deve substituir a necessidade de carregar vários documentos, uma vez que servirá como RG, CPF, Título de Eleitor e outros.

O RIC será um cartão magnético com a impressão digital do usuário e que deve conter informações como nome, sexo, data de nascimento, foto, filiação, naturalidade, assinatura, impressão digital do indicador direito, órgão emissor, local e data de expedição, além da data de validade do cartão.

Os dados serão armazenados em um sistema criado pelo governo, mas que deverá ser mantido atualizado pelos estados que participarem do novo sistema. Cabe às unidades federativas a operacionalização do Cadastro Nacional de Registro de Identificação Civil.

Além da vantagem de por fim à necessidade de portar vários documentos, o RIC facilita o processo de identificação da pessoa e acaba com o problema de homônimos (pessoas com mesmo nome), devido ao conjunto de informações digitalizadas.

Ainda não há informações a respeito de como será a transição entre os antigos documentos pessoais e o RIC.

Lei antiga

Recesso de fim de ano começa nesta semana no Judiciário e Legislativo
Na reta final de 2017, para alguns servidores a "folguinha" das festas começa mais cedo. Em orgãos Estaduais e Federais de Mato Grosso do Sul, tem re...
Curso de instrutor de trânsito do Detran oferece 50 vagas na Capital
O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) está com inscrições abertas para o curso de Formação de Instrutor de Trânsito e...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions