ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Câmara aprova MP que cria empresa de logística em transportes

Iolando Lourenço, da Agência Brasil | 13/11/2012 18:40

O plenário da Câmara aprovou, há pouco, a Medida Provisória (MP) 576 que transforma a Empresa de Transporte Ferroviário de Alta Velocidade (Etav) em Empresa de Planejamento e Logística S.A. (EPL), vinculada ao Ministério dos Transportes. A EPL terá como objetivo planejar todo o setor de transportes. A MP também cria a figura do operador ferroviário independente para gerenciar a demanda por esse tipo de transporte nas ferrovias concedidas pelo governo.

A medida provisória, que segue para análise e votação do Senado, estabelece medidas voltadas a assegurar a sustentabilidade econômico-financeira do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e dispõe sobre a autorização para garantia do financiamento do trem de alta velocidade (TAV), no trecho entre os municípios do Rio de Janeiro (RJ) e de Campinas (SP).

Caberá à EPL planejar e promover o desenvolvimento do serviço de transporte ferroviário de alta velocidade de forma integrada com as demais modalidades de transporte por meio de estudos, pesquisas, construção da infraestrutura, operação e exploração do serviço.

A nova empresa terá também como atribuição administrar os programas de operação da infraestrutura ferroviária de alta velocidade nas ferrovias outorgadas à EPL, além de obter licença ambiental necessária aos empreendimentos na área de infraestrutura de transportes.

A EPL será constituída pela assembleia geral de acionistas, a ser convocada pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. Ela será dirigida por um conselho de administração e por uma diretoria executiva. Terá ainda um conselho fiscal, cujos membros serão eleitos anualmente pela assembleia geral, com possibilidade de reeleição.

Nos siga no Google Notícias