ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Caminho para ensino superior e programas, Enem abre inscrições hoje

Aline dos Santos | 25/05/2015 08:45
UFMS usa Enem para seleção de alunos. (Foto: Marcos Ermínio)
UFMS usa Enem para seleção de alunos. (Foto: Marcos Ermínio)

Com previsão de até 170 mil inscritos em Mato Grosso do Sul, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) abre as inscrições nesta segunda-feira. A prova é caminho para o ensino superior e programas como Ciência Sem Fronteiras, ProUni (Programa Universidade para Todos), Sisu (Sistema de Seleção Unificada), Sisutec (Sistema de Seleção Unificada de Educação Profissional e Tecnológica) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

No Estado, o exame é utilizado pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) e UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul).

Os interessados podem se inscrever a partir das 10h (horário de Brasília), até as 23h59, do dia 5 de junho. A partir da liberação, os candidatos devem acessar o endereço http://enem.inep.gov.br

As provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro em mais de 1,7 mil municípios do País. O MEC (Ministério da Educação) espera que mais de 9 milhões de pessoas se candidatem aos testes.

O exame custará R$ 63, que deverão ser pagos até o dia 10 de junho. Conforme a Agência Brasil, estudantes que vão concluir o ensino médio este ano em escolas públicas e participantes que declararem carência são isentos da taxa. O participante deverá ter um e-mail próprio. O sistema não aceitará a inscrição de mais de um participante com o mesmo endereço eletrônico.

Podem solicitar a isenção por carência, aqueles que tem uma renda renda familiar por pessoa igual ou inferior a um salário mínimo e meio e que cursaram o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada. As informações devem ser comprovadas pelos participantes e receber a aprovação do MEC. O participante deve acompanhar na página de inscrição se o pedido de isenção foi aceito.

Após fazer a inscrição, participantes transexuais e travestis podem pedir o uso do nome social, também pela internet, entre os dias 15 e 26 de junho.

(Fonte: Agência Brasil)
(Fonte: Agência Brasil)
Nos siga no Google Notícias